Intergeracionalidade, Terapia Ocupacional e cultura: análise de um evento de interação e aprendizado mútuo

Intergenerationality, occupational therapy, and culture: analysis of an event of interaction and mutual learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64941

Palavras-chave:

Intergeracionalidade, Terapia Ocupacional, Cultura, Oficinas de Atividades, extensão universitária

Resumo

Introdução: O contato intergeracional é o caminho de mão dupla na prática educativa e cultural. Nesta perspectiva, realizou-se o evento “Intergeracionalidade, Participação Social e Cultura”. A proposta envolveu dois projetos de extensão do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou com a participação de 30 jovens estudantes de ensino médio e 13 mulheres idosas em uma escola pública do Rio de Janeiro. O objetivo deste artigo foi analisar a experiência de um evento de extensão, à luz do conceito de intergeracionalidade.  Métodos: A partir das reflexões em caderno de campo, das observações dos extensionistas e professoras, e da literatura específica na temática, procedeu-se a análise da prática, que incluiu uma roda de roda de conversa sobre intergeracionalidade, uma dinâmica, na qual os jovens deveriam adivinhar as gírias das pessoas idosas e vice-versa, e uma dança coreografada pelas idosas, com a participação dos jovens. Resultados e Discussão: Foi observado que as propostas que engajaram as pessoas em torno de uma atividade promoveram mais interação quando comparadas às rodas de conversa e debates, que também integraram o evento. Tanto na dança, como na dinâmica das gírias, houve maior comunicação entre os grupos. Conclusão: A partir dessa experiência, evidenciou-se que os processos intergeracionais  mediados pelo uso  das atividades oportunizam diálogos, novas aprendizagens e construção de  saberes. O envolvimento dos participantes em torno de um fazer comum foi mais efetivo do que os debates e rodas de conversa. Eventos como esse tem potencial de agregar as trocas intergeracionais.

Biografia do Autor

Claudia Reinoso Araujo de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social- EICOS do Instituto de Psicologia da UFRJ. Doutora em Saúde Pública.

Beatriz Akemi Takeiti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social- EICOS do Instituto de Psicologia da UFRJ

Iasmim Pinheiro Leitão da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ

Yasmim Santos Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ

Michel Riff da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudande do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

Lorraine Matheus Nascimento Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

Gabriel Wellington Nunes Nobre, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia
de Comunidades e Ecologia Social - EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ

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Publicado

12-03-2025