Intergeracionalidade, Terapia Ocupacional e cultura: análise de um evento de interação e aprendizado mútuo
Intergenerationality, occupational therapy, and culture: analysis of an event of interaction and mutual learning
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto64941Palavras-chave:
Intergeracionalidade, Terapia Ocupacional, Cultura, Oficinas de Atividades, extensão universitáriaResumo
Introdução: O contato intergeracional é o caminho de mão dupla na prática educativa e cultural. Nesta perspectiva, realizou-se o evento “Intergeracionalidade, Participação Social e Cultura”. A proposta envolveu dois projetos de extensão do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e contou com a participação de 30 jovens estudantes de ensino médio e 13 mulheres idosas em uma escola pública do Rio de Janeiro. O objetivo deste artigo foi analisar a experiência de um evento de extensão, à luz do conceito de intergeracionalidade. Métodos: A partir das reflexões em caderno de campo, das observações dos extensionistas e professoras, e da literatura específica na temática, procedeu-se a análise da prática, que incluiu uma roda de roda de conversa sobre intergeracionalidade, uma dinâmica, na qual os jovens deveriam adivinhar as gírias das pessoas idosas e vice-versa, e uma dança coreografada pelas idosas, com a participação dos jovens. Resultados e Discussão: Foi observado que as propostas que engajaram as pessoas em torno de uma atividade promoveram mais interação quando comparadas às rodas de conversa e debates, que também integraram o evento. Tanto na dança, como na dinâmica das gírias, houve maior comunicação entre os grupos. Conclusão: A partir dessa experiência, evidenciou-se que os processos intergeracionais mediados pelo uso das atividades oportunizam diálogos, novas aprendizagens e construção de saberes. O envolvimento dos participantes em torno de um fazer comum foi mais efetivo do que os debates e rodas de conversa. Eventos como esse tem potencial de agregar as trocas intergeracionais.
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