A arte e o sensível na formação em Terapia Ocupacional
Art and sensitivity in Occupational Therapy training
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto65045Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Tendências, Criação, arte, CartografiaResumo
Introdução: Este trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições do projeto de Extensão Universitária intitulado Laboratório TOCAR (Terapia Ocupacional, corpo, arte e ressignificação) desenvolvido no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Objetivos: Cartografar experiências de um grupo de extensão através do uso de linguagens artísticas para o desenvolvimento de potencialidades criativas na formação em Terapia Ocupacional. Método: Para o registro dos olhares, vivências e singularidades tomou-se como método a cartografia para conduzir a pesquisa, onde foi possível valorizar os movimentos próprios de cada sujeito e fazer uma escuta-escrita que conecta e articula histórias e fazeres. Resultados: As experiências se constituíram em um espaço de criação das linhas de força que articularam saberes oferecendo passagens ao que estava por vir e aos acontecimentos, demonstrando a importância da experimentação de metodologias e técnicas artísticas na formação do terapeuta ocupacional; lançar-se nas vivências destas atividades e estar atento à fruição do seu próprio processo criativo e estético ofereceu abertura para novas significações. Conclusão: Ao experimentarem e verem-se nas atividades, os participantes puderam se aventurar na criação de um circuito de conhecimento de expressões e comunicações gestuais sensíveis, ampliando repertórios para atuação profissional.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Tendências. Criação. Arte. Cartografia.
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