TRANSFERÊNCIA DE POLEGAR: FAVORECENDO A FUNCIONALIDADE
Keywords:
Terapia da mão, Transferência do polegar, função manual.Abstract
Adriane Guzman Pasculli Milani
João Carlos Nakamoto
Introdução: A terapia da mão busca a promoção da capacidade funcional e do desempenho ocupacional, proporcionando autonomia e independência. Objetivo: Favorecer a função manual de um trabalhador que teve amputação traumática de polegar. Método: O paciente iniciou reabilitação no setor de Terapia Ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rio Claro. Em 20 de setembro de 2016 foi submetido a microcirurgia para transferência de segundo artelho para polegar esquerdo no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Estadual de Campinas, iniciando a seguir protocolos de reabilitação. Neste caso utilizou-se o protocolo de imobilização para proteção das estruturas implantadas e devido às condições psicossociais do paciente. Foi confeccionada órtese para proteção e posicionamento do polegar. Com 4 semanas iniciou os exercícios de deslizamento e movimentações passiva e posteriormente, foi realizada movimentação ativa e exercícios para ganho de força muscular, treinos sensoriais e funcionais. Resultados: O paciente apresentou melhora funcional com o processo de transferência de dedo, em avaliação inicial apresentou escore do DASH de 90 e após reabilitação teve escore de 37. Também apresentou ganho de força muscular para preensão palmar e pinça. Após quatro meses o paciente retornou ao trabalho. Conclusão: O tratamento com ênfase na busca de funcionalidade favorece as condições de autonomia e independência, neste caso específico, a transferência de dedo foi importante para melhorar a função manual, uma vez que o polegar é um dedo essencial para realização dos diferentes tipos de preensão e em seu trabalho desenvolve tarefas que necessitam de preensões bimanuais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.