COMPARAÇÃO ENTRE PROTEÇÃO ARTICULAR, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EXERCÍCIOS - ATENDIMENTO A PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE MÃOS
Keywords:
osteoartrite, deformidades da mão, tecnología assistiva, exercícios, educação em saúde.Abstract
Daniele dos Santos Scarcella
Ligia Cortez de Almeida
Maria Cândida de Miranda Luzo
Marcia Uchôa de Rezende
Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Introdução: Considerando a osteoartrite de mãos, pesquisas existentes sobre o tratamento terapêutico defendem ações como proteção articular, tecnologia assistiva e exercícios, no entanto, duvidas persistem quanto aos seus efeitos. Objetivo: Acompanhar durante dois anos pacientes diagnosticados radiograficamente e comparar os momentos de avaliação de um grupo não sintomático que utilizou apenas a proteção articular (1) e um grupo sintomático que utilizou proteção articular, ortetização e exercícios (2). Método: Estudo quantitativo experimental, de caso e controle, não randomizado, com 105 indivíduos no grupo 1 e 95 indivíduos no grupo 2. Os testes Stanford Health Assessment Questionary (HAQ), Disabilities of the Arm Sholder and Hand (DASH) e força de preensão/pinças foram utilizados. Aprovado pelo comitê de ética sob o número 1.816.207. Resultados: Apresentaram os seguintes valores, em média, respectivamente nos três momentos de avaliação (inicial/ 1 ano/ 2 anos): HAQ, DASH (sem diferenças entre os momentos de avaliação em ambos os grupos), força (em kg) de preensão manual direita/ esquerda (22,4/ 22,0/ 22,8) / (22,3/ 17,/ 20,6), pinça bipolpar direita/ esquerda (4,2/ 4,0/ 4,5) / (3,9/ 3,6/ 4,2), chave direita/ esquerda (6,5/ 5,7/ 6,5) / (6,0/ 5,6/ 6,4), trípode direita/ esquerda (5,5/ 4,2/ 5,1) / (5,2/ 3,9/ 5,0). Conclusão: Nota-se diminuição da força do primeiro para o segundo momento (uso das órteses) e melhora do segundo para o terceiro momento (realização dos exercícios), com discreto aumento em relação a algumas avaliações iniciais. Não houve diferença entre momentos no grupo 1 e em ambos os grupos para os questionários de avaliação funcional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.