Expressões potentes da juventude: eu sou porque nós somos/Powerful expressions of youth: I am because we are

Authors

  • Carla Regina Silva Departamento de Terapia Ocupacional Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar http://orcid.org/0000-0002-7079-8340
  • Leticia Ambrosio
  • Brenda Camargo Dias Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar.
  • Dandara Pereira Sousa
  • Alice Fernandes
  • Thainá Soares Silva
  • Jessica Rodrigues Martins
  • Lucas Vieira

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto19349

Keywords:

Terapia Ocupacional, Corpo, Cultura, Fotografia, Respeito

Abstract

Resumo

A imagem da capa é um dos produtos da oficina fotográfica realizada durante o projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão “Expressões Potentes na Escola Pública: corpo e arte”, do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Esta atividade foi idealizada e produzida pela coordenadora e os estudantes de graduação e pós-graduação que atuavam na equipe em parceria com os estudantes de uma escola pública na cidade de São Carlos-SP, em 2017. A Oficina de Atividades teve como objetivo trabalhar com as questões sobre o pertencimento e a autoimagem dos participantes, dar expressão às suas essências. O processo de produção das imagens, em associação com as demais estratégias construídas durante o projeto inclusive as relações de afeto, demonstraram ser potentes e sensíveis para o protagonismo dos envolvidos através de um espaço apropriado para a expressão de ideias, sentimentos e emoções, que promovesse o respeito de si e do outro.

 

Abstract

The cover image is one of the photographic workshop products produced during the integrated teaching, research and extension project "Powerful Expressions in Public School: Body and Art", from the Human Activities and Occupational Therapy Laboratory. This activity was conceived and produced by the coordinator, undergraduate and graduate students who worked in the team in partnership with the students of a public school in the city of São Carlos-SP, in 2017. The Activities Workshop had as objective to work with questions about the participants' self-image and belonging, and offer spaces for the expression of their essences. The image production process, in association with the other strategies built during the project, including affective relations, proved to be potent and sensitive for the protagonism of those involved through an appropriate space for the expression of ideas, feelings and emotions, to promote the respect of self and the other.

Keywords: Body; Culture; Photography; Respect; Occupational Therapy.

Author Biographies

Carla Regina Silva, Departamento de Terapia Ocupacional Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Profa. Dra. Carla Regina Silva
Departamento de Terapia OcupacionalPrograma de Pós Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar 

Leticia Ambrosio

Terapeuta Ocupacional, Mestranda em Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos

Brenda Camargo Dias, Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar.

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar.

Dandara Pereira Sousa

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar. 

Alice Fernandes

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar

Thainá Soares Silva

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar

Jessica Rodrigues Martins

Graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos -- UFSCar

Lucas Vieira

Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

References

Silva CR. Oficinas. 2007. p. 213-214.In: Park MB; Sieiro RF; Carnicel A (Orgs.). Palavras-chave da educação não formal. Holambra: Editora Setembro/Centro de Memória da Unicamp, 2007.

Silva CR, Cardinalli I, Silvestrini MS, Almeida Prado, ACS, Leite Junior JD, SchmidtHebbel PM, Ambrosio L. “Agora eu também tenho uma luta, assim como vocês”. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro; 2017.1(3): 260-268. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/8185/pdf . Acesso em 6 de agosto de 2018.

Freire P. Extensão ou Comunicação? 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Lima EMFA. Desejando a diferença: considerações acerca das relações entre os terapeutas ocupacionais e as populações tradicionalmente atendidas por estes profissionais. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo. 2003, 14(2): 64-71. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p64-71 Acesso em 13 junho de 2018.

Lavacca AB. Atividades musicais e corporais entre jovens e adolescentes na escola pública: pertencimento, subjetivação e cultura. Dissertação (mestrado). São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO), UFSCar, 2018. 187p.

Brasil, Ministério da Educação. Documento orientador Novo mais Educação. Outubro de 2016. Disponível em http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao Acesso em 13 junho de 2018.

Barros DD, Galvani D, Almeida MC de, Soares CRS. Cultura, economia, política e saber como espaços de significação na Terapia Ocupacional Social: Reflexões sobre a experiência do Ponto de Encontro e Cultura. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 3, p.

-594, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.060 Acesso em 13 junho de 2018.

Lopes RE, Borba PLO, Trajber NKA, Silva CR, Cuel BT. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface Comunicação Saúde Educação. v.15, n.36, p.277-88, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n36/a21v1536.pdf Acesso em 13 junho de 2018.

Silva CR. Percursos juvenis e Trajetórias Escolares: vidas que se tecem nas periferias das cidades. Tese (doutorado). São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Educação. UFSCar, 2011. 330p.

Lopes RE; Silva CR. O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 158-164, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14020> . Acesso em 13 junho de 2018.

Silva CR, Cardinalli I, Silvestrini MS, Farias AZ, Almeida Prado, ACS, Ambrosio L, Oliveira MT, de Paula, B. La terapia ocupacional y la cultura: miradas a la transformación social. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 2017. 17(1), 105-113. Disponível em: . Acesso em 06 agosto de 2018.

Freire P. Pedagogia e Mudança. 12ª edição. Ed Paz e Terra, 1985.

Liberman F et al. Práticas corporais e artísticas, aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 118-126, maio-ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163 . Acesso em 13 abril de 2018.

Published

2019-04-30

Issue

Section

Imagens para Capa da Revista