Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto28170

Palabras clave:

Terapia Ocupacional

Resumen

A Educação inclusiva tem avançado no Brasil e, nesta direção, a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar foi reconhecida e disciplinada pela Resolução 500 (2018) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A prática analisada  ocorreu durante a formação de acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco em uma creche e objetivou descrever  a prática no campo da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, com base nesta Resolução.  Identificou-se que muitas ações foram contempladas, mas a carga horária reduzida da prática dificultou a ampliação dessa intervenção. Pôde-se perceber a demanda para atuação terapêutica ocupacional no contexto escolar.

 

Abstract

Inclusive education has advanced in Brazil, and in this direction, the specialty of Occupational Therapy in School Context was recognized and disciplined by the Resolution 500 of the Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy (COFFITO). The practice described occurred during the training of Occupational Therapy students of the Federal University of Pernambuco in a daycare center and aimed to describe the practice in the field of Occupational Therapy in the School Context, based on the Resolution. It was identified that many actions were contemplated, but the reduced time schedule of the practice made it difficult to expand this intervention. It was possible to notice the demand for occupational therapeutic actions in the school context.

Key words: Daycare centers, Educational inclusion, Occupational therapy, Self-help equipment, Children with disabilities.

 

Resumen

La Educación inclusiva ha avanzado en Brasil, y en esta dirección, la especialidad de Terapia Ocupacional en el Contexto Escolar ha sido reconocida y disciplinada por la Resolución 500 del Consejo Federal de Fisioterapia y Terapia Ocupacional (COFFITO). La práctica descrita ha ocurrido durante la formación de académicos de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de Pernambuco en una guardería y tiene por objetivo describir la experiencia en el campo de la terapia ocupacional en el contexto escolar basada en la resolución. Se señala que muchas acciones han sido contempladas, sin embargo, la carga horaria reducida de la práctica dificultó la expansión de esta intervención. Se ha percibido la demanda para actuación terapéutica ocupacional en el contexto escolar.

Palabras clave: Guarderías, Inclusión educacional, Terapia ocupacional, Equipamientos de autoayuda, Niños con discapacidad.

 

Biografía del autor/a

Juliana Fonsêca de Queiroz Marcelino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora adjunta do Departamento da Terapia da UFPE

Especialista em Ergonomia

Mestra em Psicologia Clínica

Doutora em Design

Áreas de investimento: Terapia ocupacional na Infância, Tecnologia assistiva, Inclusão escolar e Saúde da Mulher

 

Letícia Quedma Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Terapia Ocupacional

Milena Cansanção dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Terapia Ocupacional

Natiely Halliday Paiva de Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Terapia Ocupacional

Thalita Caroline de Oliveira Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmica de Terapia Ocupacional

Raquel Costa Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional

Doutora em Saúde Materno intantil pelo IMIP

Citas

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Brasil). Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018 – Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial da União no dia 25 de janeiro de 2019, pp. 80-81.

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Publicado

2020-04-30

Número

Sección

Análise da Prática