Intencionalidade, método e aventura: uma trajetória a caminho da complexidade e transdisciplinaridade na terapia ocupaciona/Intentionality, method and adventure: a path to wards complexity and transdisciplinary in occupational therapy

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto31069

Palabras clave:

terapia ocupacional, trajetória profissional, complexidade, transdisciplinaridade

Resumen

Este artigo apresenta aspectos da trajetória profissional da terapeuta ocupacional Maria de Lourdes Feriotti, que teceu articulação entre o setor público e privado, a docência e a clínica em terapia ocupacional, “ser trabalhadora” e “ser educadora/cuidadora de trabalhadores”, a partir de escolhas tecidas por necessidades, possibilidades e limites determinados por seu contexto pessoal e histórico-social. Neste caminho, houve o encontro promissor com o referencial da Complexidade que se revelou inovador e fecundo para análise e compreensão de necessidades históricas da Terapia Ocupacional, sobretudo, nas discussões sobre identidade e especificidade da profissão. No encontro das autoras, proporcionado por uma pesquisa de mestrado, apresentou-se um diálogo intergeracional sobre tal trajetória e tendências reflexivas atuais para o contexto da Terapia Ocupacional no Brasil. Apresenta-se a narrativa de uma trajetória profissional de modo a valorizar a interseção entre subjetividade e objetividade, história pessoal e história coletiva, e as múltiplas significações das atividades, escolhas e produções descritas. Aponta-se temas relativos à complexidade, transdisciplinaridade, participação política, satisfação profissional e resistência à disjunção entre vida afetiva, prática profissional e produção científica. Destaca-se nessa trajetória a coerência alcançada entre a produção teórico-prática e sua perspectiva de vida, sustentada pelo encontro com a Complexidade.

 

Abstract

This article presents aspects of the occupational therapist's professional trajectory Maria de Lourdes Feriotti, which articulated between the public and private sector, the teaching and occupational therapy clinic, “being a worker” and “be educator / caregiver of workers”, based on choices made by needs, possibilities and limits determined by their personal and historical-social context. In this way, there was a promising meeting with the reference of Complexity that proved innovative and fruitful for analysis and understanding of historical needs of Occupational Therapy, especially in discussions about identity and specificity of the profession. At the authors' meeting, provided by a master's research, an intergenerational dialogue was presented on such trajectory and current reflexive trends for the context of Occupational Therapy in Brazil. The narrative of a professional trajectory is presented in order to value the intersection between subjectivity and objectivity, personal history and collective history, and the multiple meanings of the activities, choices and productions described. Themes related to complexity, transdisciplinarity, political participation, professional satisfaction and resistance to the disjunction between affective life, professional practice and scientific production are pointed out. In this trajectory, we highlight the coherence reached between theoretical and practical production and its life perspective, supported by the encounter with Complexity.

Key words: occupational therapy; professional trajectory; complexity; transdisciplinarity.

 

Resumen

Este artículo presenta aspectos de la trayectoria profesional de la terapeuta ocupacional Maria de Lourdes Feriotti, que articulaba entre el sector público y privado, la clínica de enseñanza y terapia ocupacional, “ser una trabajadora” y “ser una educadora / cuidadora de trabajadores”, basado en elecciones hechas por necesidades, posibilidades y límites determinados por su contexto personal y histórico-social. En ese camino, hubo un encuentro prometedora con el marco de la Complejidad que resultó ser innovadora y fructífera para el análisis y la comprensión de las necesidades históricas de la Terapia Ocupacional, especialmente en las discusiones sobre la identidad y la especificidad de la profesión. La reunión de las autoras, proporcionada por una investigación de maestría, se presentó un diálogo intergeneracional sobre dicha trayectoria y tendencias reflexivas actuales para el contexto de la Terapia Ocupacional en Brasil. La narrativa de una carrera profesional se presenta para valorar la intersección entre subjetividad y objetividad, historia personal e historia colectiva, y los múltiples significados de las actividades, elecciones y producciones descritas. Se señalan temas relacionados con la complejidad, la transdisciplinariedad, la participación política, la satisfacción profesional y la resistencia a la disyunción entre la vida afectiva, la práctica profesional y la producción científica. En esta trayectoria, se destaca la coherencia entre la producción teórica y práctica y su perspectiva de la vida, sostenida por el encuentro con la Complejidad.

Palabras clave: terapia ocupacional; trayectoria profesional; complejidad; transdisciplinariedad.

 

Biografía del autor/a

Isadora Cardinalli, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Terapia Ocupacional, Artes, Saúde e Cultura pela Universidade de São Paulo - USP, mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Terapia Ocupacional da UFSCar.

Maria de Lourdes Feriotti, Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1978), Mestre em Educação pela PUC-Campinas, Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Especialista em Filosofia da Educação. Docente da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas; Supervisora clínico-institucional para equipes multiprofissionais da Rede de Atenção Psicossocial e Atenção Básica. Coordenadora e Docente do Grupo de Estudo Interdisciplinar em Terapia Ocupacional (G.E.I.T.O.); Foi docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba e do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Participou do Coletivo de Estudos e Apoio Paideia - UNICAMP- líder: Prof. Dr. Gastão Wagner de Souza Campos. Participou como coordenadora de grupos no Projeto "Comunicação de Notícias Difíceis em Maternidades da Rede Cegonha"- IFF-FIOCRUZ/Ministério da Saúde. Atualmente é conselheira da CISM- Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde/MS representando a ABRATO (Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais) e integrante da Coordenação Nacional do GT-GNTOSM-ABRATO (Grupo Nacional de Terapia Ocupacional em Saúde Mental - ABRATO). Temas de estudo e interesse: Terapia Ocupacional, complexidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, saúde mental, atenção psicossocial, educação, educação em saúde, equipe multiprofissional, grupos e coletivos de trabalho, políticas e gestão em saúde, supervisão clínico-institucional, apoio institucional, apoio matricial, Comunicação de Notícias Difíceis, Grupos Balint-Paideia.

Carla Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Aprimoramento Profissional em Saúde Mental Infanto-juvenil pela UNESP - Botucatu (2003), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2012) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pós-graduação lato sensu em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo SENAC (2015). Pós Doutoramento (2018) sobre Perspectiva Critica Decolonial em Terapia Ocupacional (2019) pela Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya - UVic, Barcelona - Espanha. É professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar no campo da cultura, atividades humanas e políticas (desde 2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO (mestrado e doutorado) da UFSCar (2015). É membro do Coletivo de Estudos em Terapia Ocupacional como Produção de Vida (2003). É líder do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq desde 2013) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura (Diretório CNPq 2017). Trabalha com o campo da cultura, interculturalidade, demandas sociais, construção de conhecimento e epistemologias em Terapia Ocupacional, perspectiva crítica decolonial na Terapia Ocupacional.

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Publicado

2020-04-30

Número

Sección

Temas da Atualidade