Reflexões sobre o uso de instrumentos de avaliação na Terapia Ocupacional no Brasil / Reflexions about the use of instruments of evaluation in Occupational Therapy in Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35973

Palabras clave:

ocupações, avaliação de resultados de intervenções terapêuticas, conhecimento, prática clínica baseada em evidências, terapia ocupacional

Resumen

Este editorial tem por objetivo refletir sobre a utilização de instrumentos de avaliação na terapia ocupacional brasileira. O uso de instrumentos padronizados na profissão pode contribuir para o processo terapêutico-ocupacional, auxiliando na avaliação, planejamento e na reavaliação de uma intervenção. Tais dados coletados a partir das escalas podem ser usados para produzir conhecimento científico e favorecer evidências. Os instrumentos apresentam seus constructos associados a uma ou mais teorias que os embasam, devendo os terapeutas ocupacionais buscar o conhecimento sobre a teoria que os fundamentam. Destacamos neste texto onze escalas de avaliação específicas, as quais se encontram disponíveis no Brasil, para uso na prática ou na pesquisa. Compreender as razões para a utilização dos instrumentos são aspectos essenciais a fim de que o terapeuta ocupacional escolha uma determinada escala de avaliação, sobretudo, para que se tenha uma condução coerente no processo de intervenção ou no desenvolvimento de uma pesquisa. A identificação dos profissionais que tenham “expertise” sobre o instrumento pode auxiliar no conhecimento aprofundado em relação aos pressupostos teóricos e práticos advindos, por exemplo, dos modelos, teorias ou disciplinas que se relacionam a esses instrumentos. Para tanto, é essencial que se estabeleça um processo de educação permanente ou continuada, com supervisões clínicas por especialistas, grupos de estudo, cursos de capacitação e de formação nos Modelos, ou nas teorias e disciplinas que estudem a ocupação, a atividade ou qualquer que seja o constructo em questão avaliado pelo instrumento.

 

Abstract

This editorial aim to reflect on the use of standardized instruments in Brazilian Occupational Therapy. The use of standardized instruments in the profession can contribute to the occupational therapeutic process, support the assessment, plan, and reassess an intervention. These data collected from the tool can be used to generate scientific knowledge and evidence. The instruments presented its constructs associated with one or more theories that support them, and occupational therapists should seek to know about a theory related to those instruments. We highlight in this opinion piece eleven specific instruments of Occupational Therapy available in Brazil, for use in practice or research. Understanding the reasons for the use of an instrument is fundamental for an occupational therapist in order to decide what kind of evaluation is more appropriated and to carry out an intervention or to conduct research. For this reason, it is important to identify key professionals who have “experience” about the instrument because they can help in-depth knowledge in relation to theoretical and practical assumptions, such as examples, models, theories, or disciplines that are related to the instrument. To conclude, it is essential to establish a process of continued education, with supervision by clinicians, specialists, study groups, training courses on models, theories, and disciplines that study, i.e., activity or occupation, or any other construct measured by an instrument.

Keywords: Cccupations. Evaluation of results of therapeutic interventions. Knowledge. Evidencebased practice. Occupational therapy.


Resumen

El objetivo de este editorial es reflexionar sobre la utilización de instrumentos de evaluación en la Terapia Ocupacional brasileña. El uso de instrumentos estandardizados en la profesión puede contribuir para el processo terapêutico ocupacional, ayudando en la evaluación, planificación y reevaluación de una intervención. Dichos datos recolectados, a partir de las escalas, pueden ser utilizados para producir conocimientos científico y favorecer evidencias. Los instrumentos presentan sus constructos asociados a una o mas teorías que los enmarcan, necesitando a los terapeutas ocupacionales para buscar el conocimientos sobre las teorías que los fundamentan. Resaltamos en este texto once escalas de evaluaciones especificas, que están disponibles en Brasil, para el uso en la práctica o en investigaciones. Comprender las razones para la utilización de los instrumentos son aspectos esenciales a fin de que el terapeuta ocupacional elija una determinada escala de evaluación, sobretodo, para que se desarrolle una conducta coherente en el proceso de investigación o en el de una investigación. La identificación de los profisinales que tengan “experticia” sobre el instrumento, puede ayudar a los terapeutas ocupacionales en profundización del conocimiento en relación a los supuestos teóricos y prácticos que surgen, por exemplo, de los modelos, teorias o disciplinas que se relacionan con estos instrumentos. Por tanto, es esencial que ocurra un proceso de educación permanente o continuada, con supervisiones clínicas realizadas por especialistas, grupos de estudio, cursos de capacitaciones y de formación en los modelos, o en las teorías y disciplinas que estudien la ocupación, la actividad o cualquiera que sea el constructo en cuestión que evalúe el instrumento.

Palabras clave: Ocupaciones. Evaluación de resultados de intervenciones terapéuticas. Conocimiento. Práctica clínica basada en la evidencia. Terapia ocupacional.

Biografía del autor/a

Daniel Marinho Cezar da Cruz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto III, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional- PPGTO
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, Brasil.
Professor Visitante na Wrexham Glyndwr University, Wrexham, United Kingdom

Daniela da Silva Rodrigues, Universidade de Brasilia (UnB), Brasil

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2006). Foi consultora em Ergonomia do grupo SimuCAD/Ergo&Ação, atuando em empresas, no período de 2007 à 2011. Foi terapeuta ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST de Piracicaba, onde integrou a equipe de Reabilitação Profissional, no período de 2010 à 2013. Cursou especialização em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior - UFSCar (2010). Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, linha Trabalho, Tecnologia e Organização - PPGEP/TTO/UFSCar (2012). Especialização em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO/UFSCar. É membro da Corporação MOHO Chile. Atualmente é docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional na Universidade de Brasília (UnB) e coordena o Laboratório de Estudos e Práticas sobre Trabalho e Terapia Ocupacional - LEPTTO. Seus temas de interesse são: Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional no Campo do Trabalho e as suas interfaces com: Ergonomia, Reabilitação Profissional e Retorno ao Trabalho, Deficiência e Saúde Mental; e Saúde de Estudantes Universitários.

Luciana Gaelzer Wertheimer, Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-02-01