Memória de bairro como projeto de vida coletiva a partir da abordagem de terapia ocupacional de ensinagem em desenvolvimento local participativo/Neighborhood memory as a collective life project from the occupational therapy approach of “ensinagem” in participatory local development

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto47514

Palabras clave:

Comunidades. Desenvolvimento local. Direito à cidade. Raciocínio profissional. Terapia ocupacional. Território.

Resumen

Objetivo: Trata-se de uma imagem de capa que aborda o raciocínio profissional, sustentado pela abordagem de terapia ocupacional de ensinagem em desenvolvimento local participativo, durante a construção de um projeto de vida coletiva, relacionado à memória de um bairro de assentamento rural e luta pela moradia, no ano de 2014. Descrição da imagem: As imagens colaboram esteticamente para identificar os procedimentos da abordagem, que servem como pistas para orientar a prática de terapeutas ocupacionais atenta às questões territoriais-comunitárias.

Palavras-chave: Comunidades. Desenvolvimento local. Direitos humanos/Direito à cidade. Raciocínio profissional. Terapia Ocupacional. Território.


Abstract

Aim: This is a cover image that addresses the professional reasoning supported by the occupational therapy of “ensinagem” in participatory local development approach during the construction of a collective life project related to the memory of a rural settlement neighborhood and the struggle for housing, in the year of 2014. Image description: The images collaborate aesthetically to identify the procedures of the approach that serve as clues to guide the practice of occupational therapists who are aware of territorial-community issues.

Keywords: Communities. Local development. Human rights/Right to the city. Professional reasoning. Occupational therapy. Territory.

 

Resumen

Objetivo: Esta es una imagen de portada que aborda el razonamiento profesional sustentado por el enfoque de la terapia ocupacional de “ensinagem” en el desarrollo local participativo durante la construcción de un proyecto de vida colectiva relacionado con la memoria de un barrio de asentamiento rural y la lucha por la vivienda, en el año de 2014.  Descripción de la imagen: Las imágenes colaboran esteticamente para identificar los procedimientos del enfoque que sirven de pistas para orientar la práctica de terapeutas ocupacionales conscientes de la problemática territorial-comunitaria.

Palabras clave: Comunidades. Desarrollo local. Derechos humanos/Derecho a la ciudad. Razonamiento profesional. Terapia ocupacional. Território. 

Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Ajunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialização em Dependências, Abusos e Compulsões. Especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Especialização em Acessibilidade Cultural. Coordenador do Laboratório de Estudos da Ocupação Humana e Tecnologias de Participação em Terapia Ocupacional (LEOH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional no Campo Social e interface com a cultura, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários. Tesoreiro da Confederação Latinoamericana de Terapia Ocupacional - CLATO (2017-2019). Secretário de Comunicação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional - RENETO (2018-2020/2020-2022). Foi editor chefe (2015-2019) e atualmente editor adjunto da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO.

Citas

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Publicado

2022-02-01

Número

Sección

Imagens para Capa da Revista