A contação de histórias enquanto co-ocupação familiar: reflexões à luz da Terapia Ocupacional

Storytelling as a family co-occupation: reflections in the light os Occupational Therapy

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63613

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Leitura, Desenvolvimento infantil

Resumen

Resumo: Introdução: A contação de histórias está presente na sociedade desde a antiguidade, como meio de perpetuar saberes e culturas. Por ser uma ação compartilhada, entende-se como uma co-ocupação, podendo a família desempenhar papel crucial no desenvolvimento desta co-ocupação, principalmente na infância. Deste modo objetivou-se compreender como a contação de histórias se configura enquanto uma co-ocupação familiar e promover reflexões à luz da Terapia Ocupacional. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório. O instrumento aplicado na coleta de dados consistiu em uma entrevista direta elaborada pelas pesquisadoras somada aos registros fotográficos dos ambientes e recursos utilizados pelas 6 participantes durante a co-ocupação. Resultados: A análise dos dados gerou quatro categorias como eixos de estudo relacionados à contação de histórias enquanto co-ocupação, rotina, ambiente e desenvolvimento infantil. Observou-se a relevância da rotina e do ambiente para esta co-cupação, pois contribui para o preparo do sono e promove participação em ocupações, respectivamente, bem como a importância da continuidade desta prática. Discussão: A contação de histórias enquanto co-ocupação familiar configura-se como uma atividade inserida nas rotinas familiares, comumente integrada à rotina do sono. Apresenta características sociais e ambientais que favorecem maior interação familiar bem como estimula o desenvolvimento infantil em diversos aspectos. Conclusão: Os dados do estudo possibilitam afirmar acerca do potencial que a contação de histórias e os elementos que a compõem no âmbito familiar, apresentam, enquanto alternativa lúdica de promover uma série de ganhos ao desenvolvimento global infantil, implicando significativamente no desenvolvimento ocupacional da criança.

Biografía del autor/a

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 12711 TO
Especialista em Docência da Educação Superior/UEPA
Mestre em Educação/UFPA
Doutora em Terapia Ocupacional/UFSCar
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Citas

Baratieri, T., Soares, L. G., Botti, M. L., & Campanini A. C. (2014) Consulta de enfermagem em puericultura: um enfoque nos registros de atendimentos. Revista de Enfermagem da UFSM. 4 (1), p. 1-11. https://doi.org/10.5902/217976928553

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Casa de Ideias.

Brandão, A. C. P., & Rosa, E. C. S. (2011) Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Autêntica Editora.

Brunkhorst, G. P. S., Ferreira, L., & Ribeiro, E. (2012) Contação de história como um incentivo ao hábito da leitura. [Monografia de Graduação, Universidade Federal do Paraná] https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/40546

Busatto, C. (2011) Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Cabral, L. G. (2017) Os ambientes de contação de história e o que eles podem nos dizer: a experiência de contar e ouvir história em uma escola da rede estadual de ensino em Santa Catarina [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina] https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196369

Campos, D. C. D. C & Gutierrez, A. A. (2021) Guia Prático para contação de histórias em ambiente doméstico sob contexto de pandemia e pós-pandemia. EduCAPES. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643341

Cardoso, A. L. S., & Faria, M.A. (2016) A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação.

https://www.historiapt.info/pars_docs/refs/8/7700/7700.pdf

Coelho, B. (2008) Contar histórias - uma arte sem idade. São Paulo: Editora Ática.

Costa, P. E., & Ribeiro, J. S. M. (2017) A importância de contar história na educação infantil. Revista eletrônica científica inovação e tecnologia, 8, p. 1-22.

https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771/pdf_1

Cunha, J. H. D. S., Gradim, L. C. C., Costa, J. D., Andrade, P. F. Oliveira, N. P. & Pinto, A. C. (2015) A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional. Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar. 23, 221-225, 2015. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235

Diniz, T. B. C. (2014) A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança [monografia de especialização, Universidade Tecnológica Federal do Paraná].

FARINA, T. F. A contação de histórias e sua contribuição no desenvolvimento da criança. (2016) In Seminário em Ciência da Informação. Londrina.

http://eprints.rclis.org/30920/

Folha, D. R. S. C., & Della Barba, P. C. S. (2020) Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), p. 227.

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Fundação ABRINQ. (2017) Por que contar histórias é importante para o desenvolvimento dos filhos? https://www.fadc.org.br/noticias/753-por-que-contar-historias-e-importante-para-o-desenvolvimento-dos-filhos.html

Gomes, M. D., Teixeira, L. & Ribeiro, J. (2021) Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional Domínio & Processo-traduzida. 4° edição. https://doi.org/10.25766/671r-0c18.

Lemos, K. R. F. & Almeida, M. S. (2017) As contribuições do ato de contar história pelos pais de uma turma de 3° ano das séries iniciais do ensino fundamental em uma escola de João Pinheiro – MG - 2017. In Anais do XIV Encontro Nacional de História Oral (pp. 1-15). Campinas, SP.

Lima, T. L. B. K., Lima Filho, I. A. L., & Falcão, I. V. (2014) Possibilidades da narrativa como recurso terapêutico ocupacional. Revista Ocupación Humana. 14 (2), 23 – 26. https://latinjournal.org/index.php/roh/article/view/50/35

Marques, A., & Trigueiro, M. J. (2011). Enquadramento da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Port: Livpsic.

Melo, A. D. S., Dias, A. A., Sampaio, M. L. P., & Rêgo, R. Q. (2020). A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp. 8 (3), 1-18.

https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/download/11161/8121

Santos, J. R., Teixeira, J. L. & Freitas, M. B. (2022). Contação de histórias no convívio familiar em tempos pandêmicos. In Anais do 8º Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco. Campina Grande: Realize Editora.

Santos, A. C. M. (2019). Contadores de histórias e a educação infantil. [monografia – Universidade de Fernandópolis].

Scherer, A. P. R. (2012) Pais contadores de histórias, filhos futuros leitores. Signo. 37 (62) p. 318-334.

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2315

Silva, E. C. D. (2021). Uma boa história, um bom contador, uma criança e a imaginação: características da contação de histórias. Revista Educação Pública. 21, (7) 2-3.

doi: 10-18264/REP

Silva, G. K. A. D., Gomes, A. M. D. A., Lemos, J. A. D. A., Araújo, H. M. L., & Albano, R. M. (2019). A contação de histórias como ferramenta que estimula o envolvimento da criança à leitura. In Anais do 6º Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize.

Silva, T. P., & Lima, G. A Contação de histórias pela perspectiva da preservação cultural: valorizando os saberes ancestrais e a tradição oral na educação infantil. In Anais do 19º Encontro de iniciação de científica e pesquisa (pp. 1-5). Jaú-São Paulo: Faculdades Integradas de Jau.

Sociedade Brasileira De Pediatria- SBP. (2015) A linguagem é o marcador mais importante no desenvolvimento infantil. content://com.sec.android.app.sbrowser/readinglist/0307204507.mhtml

Souza, L. O. D., & Bernardino, A. D. (2011). A Contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare. 6 (12), 237-238. https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4643

UNICEF- Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância. (2021). Desenvolvimento infantil. https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil

Zeni, N., & Gonçalves, K. C. (2020) A contação de histórias no desenvolvimento infantil. In Anais do EVINCI – UniBrasil (pp. 250-250). Curitiba, PR.

Publicado

2024-11-01