A contação de histórias enquanto co-ocupação familiar: reflexões à luz da Terapia Ocupacional

Storytelling as a family co-occupation: reflections in the light os Occupational Therapy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63613

Keywords:

Terapia Ocupacional, Leitura, Desenvolvimento infantil

Abstract

Resumo: Introdução: A contação de histórias está presente na sociedade desde a antiguidade, como meio de perpetuar saberes e culturas. Por ser uma ação compartilhada, entende-se como uma co-ocupação, podendo a família desempenhar papel crucial no desenvolvimento desta co-ocupação, principalmente na infância. Deste modo objetivou-se compreender como a contação de histórias se configura enquanto uma co-ocupação familiar e promover reflexões à luz da Terapia Ocupacional. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório. O instrumento aplicado na coleta de dados consistiu em uma entrevista direta elaborada pelas pesquisadoras somada aos registros fotográficos dos ambientes e recursos utilizados pelas 6 participantes durante a co-ocupação. Resultados: A análise dos dados gerou quatro categorias como eixos de estudo relacionados à contação de histórias enquanto co-ocupação, rotina, ambiente e desenvolvimento infantil. Observou-se a relevância da rotina e do ambiente para esta co-cupação, pois contribui para o preparo do sono e promove participação em ocupações, respectivamente, bem como a importância da continuidade desta prática. Discussão: A contação de histórias enquanto co-ocupação familiar configura-se como uma atividade inserida nas rotinas familiares, comumente integrada à rotina do sono. Apresenta características sociais e ambientais que favorecem maior interação familiar bem como estimula o desenvolvimento infantil em diversos aspectos. Conclusão: Os dados do estudo possibilitam afirmar acerca do potencial que a contação de histórias e os elementos que a compõem no âmbito familiar, apresentam, enquanto alternativa lúdica de promover uma série de ganhos ao desenvolvimento global infantil, implicando significativamente no desenvolvimento ocupacional da criança.

Author Biography

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 12711 TO
Especialista em Docência da Educação Superior/UEPA
Mestre em Educação/UFPA
Doutora em Terapia Ocupacional/UFSCar
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

References

Baratieri, T., Soares, L. G., Botti, M. L., & Campanini A. C. (2014) Consulta de enfermagem em puericultura: um enfoque nos registros de atendimentos. Revista de Enfermagem da UFSM. 4 (1), p. 1-11. https://doi.org/10.5902/217976928553

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Casa de Ideias.

Brandão, A. C. P., & Rosa, E. C. S. (2011) Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Autêntica Editora.

Brunkhorst, G. P. S., Ferreira, L., & Ribeiro, E. (2012) Contação de história como um incentivo ao hábito da leitura. [Monografia de Graduação, Universidade Federal do Paraná] https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/40546

Busatto, C. (2011) Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Cabral, L. G. (2017) Os ambientes de contação de história e o que eles podem nos dizer: a experiência de contar e ouvir história em uma escola da rede estadual de ensino em Santa Catarina [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina] https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196369

Campos, D. C. D. C & Gutierrez, A. A. (2021) Guia Prático para contação de histórias em ambiente doméstico sob contexto de pandemia e pós-pandemia. EduCAPES. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643341

Cardoso, A. L. S., & Faria, M.A. (2016) A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação.

https://www.historiapt.info/pars_docs/refs/8/7700/7700.pdf

Coelho, B. (2008) Contar histórias - uma arte sem idade. São Paulo: Editora Ática.

Costa, P. E., & Ribeiro, J. S. M. (2017) A importância de contar história na educação infantil. Revista eletrônica científica inovação e tecnologia, 8, p. 1-22.

https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4771/pdf_1

Cunha, J. H. D. S., Gradim, L. C. C., Costa, J. D., Andrade, P. F. Oliveira, N. P. & Pinto, A. C. (2015) A experiência da Terapia Ocupacional com contação de histórias em uma instituição educacional. Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar. 23, 221-225, 2015. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1235

Diniz, T. B. C. (2014) A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança [monografia de especialização, Universidade Tecnológica Federal do Paraná].

FARINA, T. F. A contação de histórias e sua contribuição no desenvolvimento da criança. (2016) In Seminário em Ciência da Informação. Londrina.

http://eprints.rclis.org/30920/

Folha, D. R. S. C., & Della Barba, P. C. S. (2020) Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), p. 227.

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1758

Fundação ABRINQ. (2017) Por que contar histórias é importante para o desenvolvimento dos filhos? https://www.fadc.org.br/noticias/753-por-que-contar-historias-e-importante-para-o-desenvolvimento-dos-filhos.html

Gomes, M. D., Teixeira, L. & Ribeiro, J. (2021) Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional Domínio & Processo-traduzida. 4° edição. https://doi.org/10.25766/671r-0c18.

Lemos, K. R. F. & Almeida, M. S. (2017) As contribuições do ato de contar história pelos pais de uma turma de 3° ano das séries iniciais do ensino fundamental em uma escola de João Pinheiro – MG - 2017. In Anais do XIV Encontro Nacional de História Oral (pp. 1-15). Campinas, SP.

Lima, T. L. B. K., Lima Filho, I. A. L., & Falcão, I. V. (2014) Possibilidades da narrativa como recurso terapêutico ocupacional. Revista Ocupación Humana. 14 (2), 23 – 26. https://latinjournal.org/index.php/roh/article/view/50/35

Marques, A., & Trigueiro, M. J. (2011). Enquadramento da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Port: Livpsic.

Melo, A. D. S., Dias, A. A., Sampaio, M. L. P., & Rêgo, R. Q. (2020). A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp. 8 (3), 1-18.

https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/download/11161/8121

Santos, J. R., Teixeira, J. L. & Freitas, M. B. (2022). Contação de histórias no convívio familiar em tempos pandêmicos. In Anais do 8º Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco. Campina Grande: Realize Editora.

Santos, A. C. M. (2019). Contadores de histórias e a educação infantil. [monografia – Universidade de Fernandópolis].

Scherer, A. P. R. (2012) Pais contadores de histórias, filhos futuros leitores. Signo. 37 (62) p. 318-334.

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2315

Silva, E. C. D. (2021). Uma boa história, um bom contador, uma criança e a imaginação: características da contação de histórias. Revista Educação Pública. 21, (7) 2-3.

doi: 10-18264/REP

Silva, G. K. A. D., Gomes, A. M. D. A., Lemos, J. A. D. A., Araújo, H. M. L., & Albano, R. M. (2019). A contação de histórias como ferramenta que estimula o envolvimento da criança à leitura. In Anais do 6º Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize.

Silva, T. P., & Lima, G. A Contação de histórias pela perspectiva da preservação cultural: valorizando os saberes ancestrais e a tradição oral na educação infantil. In Anais do 19º Encontro de iniciação de científica e pesquisa (pp. 1-5). Jaú-São Paulo: Faculdades Integradas de Jau.

Sociedade Brasileira De Pediatria- SBP. (2015) A linguagem é o marcador mais importante no desenvolvimento infantil. content://com.sec.android.app.sbrowser/readinglist/0307204507.mhtml

Souza, L. O. D., & Bernardino, A. D. (2011). A Contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare. 6 (12), 237-238. https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4643

UNICEF- Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância. (2021). Desenvolvimento infantil. https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil

Zeni, N., & Gonçalves, K. C. (2020) A contação de histórias no desenvolvimento infantil. In Anais do EVINCI – UniBrasil (pp. 250-250). Curitiba, PR.

Published

2024-11-01