Alteração da rotina ocupacional de crianças com TEA pós separação parental: um enfoque nas ocupações infantis

Change of ASD children’s ocupacional routine after parental divorce: a focus on children occupations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62531

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Familia, Terapia Ocupacional

Resumo

Resumo: Introdução: A separação parental desencadeia uma série de mudanças na dinâmica familiar, que alteram as ocupações e rotinas de todos os membros da família. Sabe-se que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) costumam ter fortes vinculações às rotinas. Desse modo, este estudo teve como objetivo compreender e analisar alterações decorrentes da separação parental na rotina ocupacional de crianças com TEA. Método: Foi realizado um estudo qualitativo descritivo, utilizando um formulário online anônimo. Os participantes foram mães ou pais de crianças com TEA, que tenham vivenciado o processo de separação parental. A definição amostral foi definida a partir da técnica de saturação. Participaram 10 genitores e os dados foram analisados através de procedimentos de Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados desse estudo pontuaram diversas alterações nas ocupações infantis, como mudanças no brincar, no comportamento, na interação social, na alimentação, descanso e sono e autocuidado. Discussão: As alterações explicitadas pelos resultados corroboram para pensar implicações no cuidado ofertado à famílias de crianças com TEA pós-separação parental pela Terapia Ocupacional. Conclusão: Este estudo possibilitou identificar, compreender e analisar variadas alterações decorrentes da separação parental na rotina ocupacional de crianças com TEA, o que corrobora para a oferta de práticas favorecedoras do manejo de comportamentos e do estabelecimento de novas rotinas para crianças com TEA e suas famílias, diante da separação parental.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Família. Terapia Ocupacional.

Biografia do Autor

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 12711 TO
Especialista em Docência da Educação Superior/UEPA
Mestre em Educação/UFPA
Doutora em Terapia Ocupacional/UFSCar
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

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Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Artigo Original