Subsídios da perspectiva ocupacional para a abordagem ao desenvolvimento infantil/Subsidies from the occupational perspective for the approach to child development

Autores

  • Débora Ribeiro da Silva Campos Folha Universidade do Estado do Pará
  • Patricia Carla de Souza Della Barba

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto40641

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Desenvolvimento infantil, Ocupações infantis.

Resumo

Objetivo: Este manuscrito aborda a centralidade da compreensão das ocupações para a Terapia Ocupacional e objetiva apresentar a perspectiva ocupacional, enquanto subsídio para a compreensão e a atuação profissional dos terapeutas ocupacionais, junto à infância. Síntese dos elementos do estudo: Ancorado no conceito de desenvolvimento ocupacional, discutimos a perspectiva do desenvolvimento infantil, a partir e para o engajamento das crianças em ocupações. Conclusão: Acreditamos que a perspectiva ocupacional corresponde a um referencial de base para subsidiar as intervenções de terapeutas ocupacionais junto ao público infantil, na busca pelo fortalecimento da oferta de práticas e da produção de conhecimento, fundamentados nas bases e especificidades da Terapia Ocupacional.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Desenvolvimento infantil. Ocupações infantis. 


Abstract

Objective: This manuscript addresses the centrality of understanding occupations for Occupational Therapy and aims to present the occupational perspective as a basis for understanding and the professional performance of occupational therapists in childhood. Synthesis of the study elements: Anchored in the concept of occupational development, we discuss the perspective of child development from and for the engagement of children in occupations. Conclusion: We believe that the occupational perspective corresponds to a basic reference to subsidize the interventions of occupational therapists with children, in the search for strengthening the offer of practices and the production of knowledge based on the bases and specificities of Occupational Therapy.

Keywords: Occupational Therapy. Child development. Children's occupations

 

Resumen

Objetivo: Este manuscrito aborda la centralidad de la comprensión de las ocupaciones para la Terapia Ocupacional y tiene como objetivo presentar la perspectiva ocupacional como base para la comprensión y el desempeño profesional de los terapeutas ocupacionales en la infancia. Síntesis de los elementos de estudio: Anclado en el concepto de desarrollo ocupacional, discutimos la perspectiva del desarrollo infantil desde y para la participación de los niños en las ocupaciones. Conclusión: Creemos que la perspectiva ocupacional corresponde a un referente básico para subsidiar las intervenciones de los terapeutas ocupacionales con niños, en la búsqueda de fortalecer la oferta de prácticas y la producción de conocimiento a partir de las bases y especificidades de la Terapia Ocupacional.

Palabras clave: Terapia Ocupacional. Desarollo infantil. Ocupaciones infantiles. 




Biografia do Autor

Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional
CREFITO 12711 TO
Especialista em Docência da Educação Superior/UEPA
Mestre em Educação/UFPA
Doutora em Terapia Ocupacional/UFSCar
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Patricia Carla de Souza Della Barba

Terapeuta Ocupacional; Mestre e Doutora em Educação Especial; Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora Ajunto IV do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

08-11-2021

Edição

Seção

Temas da Atualidade