Alteração da rotina ocupacional de crianças com TEA pós separação parental: um enfoque nas ocupações infantis
Change of ASD children’s ocupacional routine after parental divorce: a focus on children occupations
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62531Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Familia, Terapia OcupacionalResumo
Resumo: Introdução: A separação parental desencadeia uma série de mudanças na dinâmica familiar, que alteram as ocupações e rotinas de todos os membros da família. Sabe-se que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) costumam ter fortes vinculações às rotinas. Desse modo, este estudo teve como objetivo compreender e analisar alterações decorrentes da separação parental na rotina ocupacional de crianças com TEA. Método: Foi realizado um estudo qualitativo descritivo, utilizando um formulário online anônimo. Os participantes foram mães ou pais de crianças com TEA, que tenham vivenciado o processo de separação parental. A definição amostral foi definida a partir da técnica de saturação. Participaram 10 genitores e os dados foram analisados através de procedimentos de Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados desse estudo pontuaram diversas alterações nas ocupações infantis, como mudanças no brincar, no comportamento, na interação social, na alimentação, descanso e sono e autocuidado. Discussão: As alterações explicitadas pelos resultados corroboram para pensar implicações no cuidado ofertado à famílias de crianças com TEA pós-separação parental pela Terapia Ocupacional. Conclusão: Este estudo possibilitou identificar, compreender e analisar variadas alterações decorrentes da separação parental na rotina ocupacional de crianças com TEA, o que corrobora para a oferta de práticas favorecedoras do manejo de comportamentos e do estabelecimento de novas rotinas para crianças com TEA e suas famílias, diante da separação parental.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Família. Terapia Ocupacional.
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