Evolução de uma criança com sindrome de Down à luz do modelo lúdico: estudo de caso / Evolution of a child with Down's syndrome according to the ludic model: case study

Auteurs-es

  • Tatyane Soriano Gonçalves Diniz da Silva Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miryam Bonadiu Pelosi Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto11834

Mots-clés :

Jogos e brinquedos, Ludoterapia, Síndrome de down, Terapia ocupacional.

Résumé

Introdução: O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança. Brincando ela desenvolve os sentidos, adquire habilidades, amplia suas experiências e descobertas, e potencializa a criatividade, a inteligência e a sociabilidade. Na clínica de Terapia Ocupacional, o brincar é visto como um recurso terapêutico e uma ocupação fundamental na vida da criança, podendo ser avaliado a partir do referencial teórico do Modelo Lúdico. Objetivo: Analisar a evolução do comportamento lúdico e a percepção da família sobre o desenvolvimento de uma criança de 2 anos e 5 meses, com síndrome de Down, que foi acompanhada pela Terapia Ocupacional, em uma brinquedoteca terapêutica por 18 meses. Método: Estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com o auxílio da Avaliação do Comportamento Lúdico, Entrevista Inicial com os Pais, Ficha de Avaliação do Serviço de Terapia Ocupacional e evoluções dos atendimentos. Resultados: Os dados mostraram evolução do interesse geral e lúdico, capacidade lúdica e atitude lúdica, mas com menor evolução na habilidade de expressão. Conclusão: Com base no referencial teórico do Modelo Lúdico, foi possível compreender o comportamento lúdico da criança estudada, planejar os atendimentos terapêuticos ocupacionais e avaliar seu desenvolvimento e as contribuições do trabalho realizado na brinquedoteca.

Bibliographies de l'auteur-e

Tatyane Soriano Gonçalves Diniz da Silva, Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional graduada pela universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ

Miryam Bonadiu Pelosi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta ocupacional com 30 anos de experiência na área da infância, especialização em psicopedagogia clínica e mestrado e doutorado em Educação. Desde 2009, atua como professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando as disciplinas de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e supervisionado estágio no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva, coordena o LabAssistiva e é membro do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da Universidade. 

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Publié-e

2018-01-31