Terapia Ocupacional na infância: atuação com estudantes do ensino fundamental na escola pública/ Occupational Therapy in childhood: performance with students of fundamental education at public school

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto40921

Mots-clés :

Terapia Ocupacional, Educação, Escola Pública, Infância.

Résumé

Contextualização: O presente trabalho busca analisar atividades desenvolvidas por um terapeuta ocupacional com estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal no interior de Alagoas. Processo de Intervenção: Aqui são destacadas ações ao longo do ano de 2020, tendo como foco as atividades para o desenvolvimento de relações saudáveis de convivência, participação no ambiente escolar e construção democrática. Análise Crítica da Prática:Essas ações possibilitaram o envolvimento e a participação de professores, coordenadores e estudantes na elaboração e execução de atividades, permitindo o compartilhamento de saberes e a construção coletiva de espaços de sociabilidade e convivência. Síntese das Considerações: A presente experiência oferece uma breve descrição de ações que poderão ampliar as temáticas abordadas por terapeutas ocupacionais no campo da educação e contribui para o fortalecimento de uma área de atuação em crescimento na terapia ocupacional.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Educação. Escola Pública. Infância

 

Abstract
Contextualization: The present work seeks to analyze activities developed by an occupational therapist with students of the first cycle of elementary school in a municipal public school in the interior of Alagoas. Intervention Process: Here, actions throughout 2020 are highlighted, focusing on activities for the development of healthy relationships of coexistence, participation in the school environment and democratic construction. Critical Analysis of Practice: These actions enabled the involvement and participation of teachers, coordinators and students in the elaboration and execution of activities, allowing the sharing of knowledge and the collective construction of spaces for sociability and coexistence. Summary of Considerations: The present experience offers a brief description of actions that may expand the themes addressed by occupational therapists in the field of education and contribute to the strengthening of a growing area of activity in occupational therapy.

Keywords: Occupational Therapy. Education. Public School. Childhood

 

Resumen

Contextualización: El presente trabajo busca analizar las actividades desarrolladas por un terapeuta ocupacional con alumnos del primer ciclo de la enseñanza fundamental en una escuela pública municipal del interior de Alagoas. Proceso de Intervención: Aquí se destacan las acciones a lo largo del 2020, enfocándose en actividades para el desarrollo de relaciones sanas de convivencia, participación en el ámbito escolar y construcción democrática. Análisis Crítico de la Práctica: Estas acciones posibilitaron el involucramiento y participación de docentes, coordinadores y estudiantes en la elaboración y ejecución de actividades, permitiendo el intercambio de saberes y la construcción colectiva de espacios de sociabilidad y convivencia. Resumen de Consideraciones: La presente experiencia ofrece una breve descripción de acciones que pueden ampliar las temáticas abordadas por los terapeutas ocupacionales en el campo de la educación y contribuir al fortalecimiento de un área de actuación creciente en la terapia ocupacional.

Palabras Clave: Terapia Ocupacional. Educación. Escuela Pública. Infancia

Bibliographies de l'auteur-e

José Francisco dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-Uncisal.

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Especialista em Educação Transformadora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

José Júnior Bezerra da Silva, Universidade Federal de Alagoas- Ufal.

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

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Publié-e

2022-05-22

Numéro

Rubrique

Análise da Prática