O trabalho de profissionais na medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade/ The work of professionals in the community services socio-educative measures

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57000

Mots-clés :

Medida socioeducativa. Jovens. Redes Sociais de Suporte. Equipe técnica

Résumé

Essa pesquisa se constitui em torno da questão do trabalho de profissionais que atuam na medida socioeducativa em meio aberto do tipo Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o trabalho de uma equipe multiprofissional que atua na execução da PSC em um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Maceió/AL. Realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, cujos dados foram produzidos a partir de entrevistas com oito técnicos da equipe do serviço. A análise dos dados foi realizada com a técnica de análise de conteúdo. A partir dos dados, percebeu-se que há controvérsias sobre os sentidos e finalidades atribuídas à medida socioeducativa pelos técnicos. Dentre as possibilidades de fortalecimento e ampliação das redes de suporte, observa-se uma ênfase no trabalho com a família e com o setor da educação, porém alguns desafios atravessam o cotidiano do serviço e a realidade dos jovens assistidos, destacando-se os impactos da violência e a dificuldade em estabelecer parcerias interinstitucionais, questões estas que têm interferido negativamente no trabalho dos técnicos. O estudo levantou elementos para discutir o trabalho socioeducativo, suas possibilidades e desafios na construção e/ou fortalecimento das redes de suporte social para jovens em conflito com a lei, fornecendo dados para futuras investigações. 

Palavras-chave: Medida socioeducativa, Jovens, Redes Sociais de Suporte, Equipe técnica

 

Abstract

This research is constituted around the issue of the work of professionals who work in socio-educational measures in an open environment of the Community Service Provision (PSC) type. Thus, the general objective of the research was to analyze the work of a multidisciplinary team that works in the execution of the PSC in a Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) in Maceió/AL. A qualitative field research was conducted using the descriptive and exploratory approach, having data produced through interviews with 8 technicians from the team. The data analysis was conducted through the content analysis technique. From the data, it was noticed that there are controversies about the meanings and purposes attributed to the socio-educational measure by the technicians. Among the possibilities for strengthening and widening the support networks, it is possible to see an emphasis on working with families and the educational field, however, some challenges are presented when it comes to the daily work and the reality of the young people in assistance, especially the impacts of violence and the difficulty in establishing a partnership with other institutions, elements that have a negative impact on the Works of the technicians. The study was able to identify elements to further discuss the social educational work, its possibilities and challenges faced towards constructing and or strengthening social support for young people in conflict with the law by giving data for future investigations.

Key words: Socio-education measures, Young people, Social Network, Technical team.

 

Resumen

Esta investigación se constituye en torno a la cuestión del trabajo de los profesionales que actúan en medidas socioeducativas en un ambiente abierto del tipo Prestación de Servicios a la Comunidad (PSC). Así, el objetivo general de la investigación fue analizar el trabajo de un equipo multidisciplinario que actúa en la ejecución del PSC en un Centro de Referencia Especializado de Asistencia Social (CREAS) en Maceió/AL. Se realizó una investigación cualitativa de campo, com enfoque descriptivo y exploratorio, cuyos datos fueron producidos a partir de entrevistas con ocho técnicos del equipo de servicio. El análisis de los datos se realizó mediante la técnica de análisis de contenido. A partir de los datos, se percibió que existen controversias sobre los significados y finalidades atribuidas a la medida socioeducativa por los técnicos. Entre las posibilidades de fortalecer y ampliar las redes de apoyo, se destaca el trabajo con la familia y con el sector educativo, pero algunos desafíos atraviesan el cotidiano del servicio y la realidad de los jóvenes atendidos, destacando los impactos de violencia y la dificultad para establecer alianzas interinstitucionales, cuestiones que han interferido negativamente en el trabajo de los técnicos. El estudio levantó elementos para discutir el trabajo socioeducativo, sus posibilidades y desafíos en la construcción y/o fortalecimiento de redes sociales de apoyo a jóvenes en conflicto con la ley, proporcionando datos para futuras investigaciones.

Palabras clave: Medida socioeducativa, Jóvenes, Redes Sociales de Apoyo, Equipo técnico

Biographie de l'auteur-e

Waldez Cavalcante Bezerra, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Terapeuta Ocupacional. Mestre em Serviço Social.

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Publié-e

2023-05-29