Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire

A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57903

Mots-clés :

Educação popular, Paulo Freire, Formação política

Résumé

A finalidade deste trabalho artigo é apresentar o trabalho da Escola Nacional Paulo Freire, a partir dos seus antecedentes históricos, dos movimentos que a constroem e objetivos e desafios atuais. O texto também retoma o sentido da homenagem a Paulo Freire e as principais influências do educador em nossono processo político-pedagógico da escola..

Palavras-chave: Educação popular; Paulo Freire; Formação política. 

Abstract

The objective of this work is to present the work of the Escola Nacional Paulo Freire, from its historical antecedents, the movements that build it and current objectives and challenges. The text also takes up the meaning of the homage to Paulo Freire and the main influences of the educator in our political-pedagogical process.

Keywords: Popular education; Paulo Freire; Political education. 

Resumen

El objetivo de este trabajo es presentar el trabajo de la Escola Nacional Paulo Freire, desde sus antecedentes históricos, los movimientos que la construyen y los objetivos y desafíos actuales. El texto también retoma el sentido del homenaje a Paulo Freire y las principales influencias del educador en nuestro proceso político-pedagógico.

Palabras clave: Educación Popular; Paulo Freire; Educación política.

Bibliographies de l'auteur-e

Débora de Araújo Costa, Universidade de São Paulo Escola Nacional Paulo Freire

Doutoranda em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo

Luiz Bugarelli, Escola Nacional Paulo Freire

Economista pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Références

CLARO, Mauro. UNILABOR: desenho industrial, arte moderna e autogestão operária. São Paulo: editora senac são paulo, 2004.

ESCOLA NACIONAL PAULO FREIRE, Projeto Político Pedagógico. São Paulo. 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65ª edição. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5ª edição. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

MARTINS, David. SCAPINI, Ezequiela. Zanco. VIVIAN, Flávio José. FURNO, Juliane da Costa. BEZERRA, Lucas. BUGARELLI, Luiz. HUCK, Manoela. CARVALHO, Thays Santos. SUPLÍCIO, Vanderlúcia. Paulo Freire e a nossa Escola: memória e a atualidade do seu pensamento. Revista Estudos do Sul Global, nº 2, v. 1, 2021. p.421-443.

SALLES, Paula Ribeiro. Documentação e Comunicação Popular: a experiência do CPV - Centro Pastoral Vergueiro (São Paulo/SP, 1973-1989). São Paulo, 2013. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. Orientação: Heloísa de Faria Cruz.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-09

Numéro

Rubrique

Imagens para Capa da Revista