Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras

Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto59258

Mots-clés :

Classificação internacional de funcionalidade, Incapacidade e saúde. Terapia ocupacional. Fisioterapia. Currículo. Universidades

Résumé

Introdução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória      dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs.  Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

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Publié-e

2024-04-30