Vivência acadêmica e saúde mental de estudantes de Terapia Ocupacional
Academic experience and mental health of students of occupational therapy
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto61898Mots-clés :
Estudantes. Saúde Mental. Terapia OcupacionalRésumé
Introdução: A saúde mental de estudantes universitários tem sido alvo de preocupação social em decorrência da elevada prevalência de transtornos mentais entre este grupo. Além de alto índice de reprovação, trancamento e evasão universitária, verifica-se estresse, ansiedade, depressão, drogadição, suicídio entre esses jovens. Objetivo: compreender a vivência acadêmica de estudantes de terapia ocupacional e identificar conteúdos e práticas do curso que afetam a saúde mental, na perspectiva dos estudantes do curso. Método: participaram 25 estudantes de diferentes universidades e períodos do curso de terapia ocupacional. Foram realizadas sessões de grupo focal, que foram transcritas e analisadas por meio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Resultado: foi identificado que o sofrimento psíquico vivenciado por esse grupo está relacionado à densidade de conteúdo nas disciplinas, às especificidades da formação, às horas de estudos demandadas pelo curso, à preocupação com os direitos dos sujeitos assistidos e destacam a sensação de invisibilidade experimentada ao se identificar como estudante de terapia ocupacional. Os docentes do curso se apresentam solícitos para a escuta e acolhida das demandas dos estudantes, realizadas informalmente Conclusão: Ao abordar tal tema com estudantes de terapia ocupacional, cuja caracterização mostra -se próxima, comum, ao grupo ampliado de estudantes universitários, o presente estudo colabora com os estudos e ações de saúde mental de acadêmicos de outros cursos e com seus formadores.
Palavras-chave: Estudantes. Saúde Mental. Terapia Ocupacional
Références
Andrade, L. H., Wang, Y. P., Andreoni, S., Silveira, C. M., Alexandrino-Silva, C., Siu, E. R., Nishimura, R., Anthony, J. C., Gattaz, W. F., Kessler, R. C., & Viana, M. C. (2012). Mental disorders in megacities: findings from the São Paulo megacity mental health survey, Brazil. PLoS One, 7(2), e31879, 1-11. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0031879
Araújo, F. J. O, Lima, L.S. A., Cidade, P. I. M., Nobre, C. B., & Rolim Neto, M. L. (2020). Impact of Sars-Cov-2 And Its Reverberation in Global Higher Education and Mental Health. Psychiatry Res, 288, e112977, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977
Assis, A. D., Ribeiro, G. M., do Reis, V. W., Vaz, M., Anselmo, N. C., & dos Santos Neto, E. R. (2021). ABRACE-Grupo de acolhimento e cuidado dos estudantes da UFOP. Além dos Muros da Universidade, 6(1), 44-54. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4241/3627
Borba, P. L., Bassi, B. G. C., Pereira, B. P., Vasters, G. P., Correia, R. L., & Barreiro, R. G. (2020). Desafios práticos e reflexivos para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(3), 1103-1115. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN2110
Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico.
BrasiL (2002) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Diario Oficial Uniao, Brasília.
Brasil (2004) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES: bases para uma nova proposta da educação superior. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 9(1), 9-111.
Brasil (2010) Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES. Diário Oficial da União, Brasília.
Bresolin, J. Z., Dalmolin, G. D. L., Vasconcellos, S. J. L., Barlem, E. L. D., Andolhe, R., & Magnago, T. S. B. D. S. (2020). Depressive symptoms among healthcare undergraduate students. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28, e3239, 1-10. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3210.3239
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, 21(2), 513-518. https://doi/10.9788/TP2013216
Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, & X. Dong (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res, 287, e112977, 1-5. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934
Carleto, C. T., de Moura, R. C. D., Santos, V. S., & Pedrosa, L. A. K. (2018). Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Revista eletrônica de Enfermagem, 20, 1-11. http://doi.org/10.5216/ree.v20.43888
Carvalho, E. A. D., Bertolini, S. M. M. G., Milani, R. G., & Martins, M. C. (2015). Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Ciênc. cuid. saúde, 14(13) 1290-1298. http://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v14i3.23594
Constantinidis, T. C., & Matsukura, T. S. (2021a). Saúde mental de estudantes de terapia ocupacional: revisão de escopo. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2139, 1-20. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2139
Constantinidis, T. C., & Matsukura, T. S. (2021b). Distanciamento social durante a pandemia de COVID-19: Impactos no cotidiano acadêmico e na saúde mental de estudantes de terapia ocupacional. Revista Sustinere, 9(2), 603-628. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57991
Facundes, V. L. D., & Ludermir, A. B. (2005). Common mental disorders among health care students. Brazilian Journal of Psychiatry, 27 (3), 194-200. https://doi.org/10.1590/S1516-44462005000300007
Ferreira, C. M. G., Kluthcovsky, A. C. G. C., & Cordeiro, T. M. G. (2016). Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e fatores associados em estudantes de Medicina: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Educação Médica, 40 (1), 268-277. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e02812014
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (2016). IV Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras - 2014. Uberlândia, MG: Fonaprace; 2016 Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduansodas-IFES_2014.pdf
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis – FONAPRACE. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior – ANDIFES (2019). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduansodas-IFES_2018.pdf
Inep, C. (2013). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Nacional da Educação Básica. Diário Oficial da União,Brasília.
Lima, E. M. F. A. (2003). Desejando a diferença: considerações acerca das relações entre os terapeutas ocupacionais e as populações tradicionalmente atendidas por estes profissionais. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade De São Paulo, 14 (2), 64-71. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p64-71
Kinalski, D. D. F., Paula, C. C. D., Padoin, S. M. D. M., Neves, E. T., Kleinubing, R. E., & Cortes, L. F. (2017). Grupo focal na pesquisa qualitativa: relato de experiência. Revista brasileira de Enfermagem, 70 (2), 424-429. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0091
Klein, N. A., & Ahlert, E. M. (2019). Aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa na educação profissional. Revista Destaques Acadêmicos, 11(4), 1-10. http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398
Medeiros, M. R. B., Camargo, J. F., Barbosa, L. A. R., & Caldeira, A. P. (2018). Saúde mental de ingressantes no curso médico: uma abordagem segundo o sexo. Revista brasileira de educação médica, 42 (3), 214-221. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20170008
Ribeiro, G. M., & Marin, E. C. (2012). Universidades Públicas e as Políticas de Esporte e Lazer. LICERE- Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(3), 1-39. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.711
Sahão, F. T., & Kienen, N. (2021). Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 25, e224238, 1-38. https://doi.org/10.1590/2175-35392021224238
Silva, B. E. N. da, & Bregalda, M. M. (2018). Fatores associados à evasão de discentes de um curso de Terapia Ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade De São Paulo, 29(2), 111-119. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p111119
Souza, M., Caldas, T., & De Antoni, C. (2017). Fatores de adoecimento dos estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática. Psicologia e Saúde em debate, 3(1), 99-126. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V3N1A8
Veras, R. M., Fernandez, C. C., Feitosa, C. C. M., & Fernandes, S. (2020). Perfil socioeconômico e expectativa de carreira dos estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Revista Brasileira de Educação Médica, 44 (2), 1-8. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190208
Zbuinovicz, K., & Mariotti, C. M. (2021). The vulnerabilities of university students: an integrative review. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3011 .
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.