Vivência acadêmica e saúde mental de estudantes de Terapia Ocupacional

Academic experience and mental health of students of occupational therapy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto61898

Palavras-chave:

Estudantes. Saúde Mental. Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: A saúde mental de estudantes universitários tem sido alvo de preocupação social em decorrência da elevada prevalência de transtornos mentais entre este grupo. Além de alto índice de reprovação, trancamento e evasão universitária, verifica-se estresse, ansiedade, depressão, drogadição, suicídio entre esses jovens. Objetivo: compreender a vivência acadêmica de estudantes de terapia ocupacional e identificar conteúdos e práticas do curso que afetam a saúde mental, na perspectiva dos estudantes do curso. Método: participaram 25 estudantes de diferentes universidades e períodos do curso de terapia ocupacional. Foram realizadas sessões de grupo focal, que foram transcritas e analisadas por meio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Resultado: foi identificado que o sofrimento psíquico vivenciado por esse grupo está relacionado à densidade de conteúdo nas disciplinas, às especificidades da formação, às horas de estudos demandadas pelo curso, à preocupação com os direitos dos sujeitos assistidos e destacam a sensação de invisibilidade experimentada ao se identificar como estudante de terapia ocupacional. Os docentes do curso se apresentam solícitos para a escuta e acolhida das demandas dos estudantes, realizadas informalmente Conclusão: Ao abordar tal tema com estudantes de terapia ocupacional, cuja caracterização mostra -se próxima, comum, ao grupo ampliado de estudantes universitários, o presente estudo colabora com os estudos e ações de saúde mental de acadêmicos de outros cursos e com seus formadores.

 Palavras-chave: Estudantes. Saúde Mental. Terapia Ocupacional

Biografia do Autor

Teresinha Cid Constantinidis, Universisdade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora associada do Curso de terapia Ocupacional da UFES. Professora  do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar

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30-04-2024

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Artigo Original