Terapia Ocupacional assistida por cães para adolescente com Paralisia Cerebral

Canine-assisted occupational therapy for adolescent with cerebral palsy

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63134

Mots-clés :

Terapia Assistida por Animais; Terapia Ocupacional; Cães; Terapia Assistida por Cães

Résumé

Introdução: A literatura internacional da Terapia Ocupacional indica efeitos positivos da prática da Terapia Assistida por Cães para diferentes populações com resultados no desempenho ocupacional e no engajamento. No Brasil, o conhecimento sobre o tema é ainda incipiente, especificamente para a população com paralisia cerebral (PC). Objetivo: Apresentar plano de intervenção em Terapia Ocupacional Assistida por Cães (TOAC) para adolescente com PC, relatando as atividades e o papel do cão, e identificar os benefícios conforme os resultados das avaliações pré e pós-intervenção. Método: Estudo de caso com design quase-experimental com uma adolescente de 12 anos. Coleta de dados por meio da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional pré e pós-intervenção e observação das reações da participante. Dados analisados quantitativamente conforme procedimentos aritméticos do instrumento sendo comparados os escores pré e pós-intervenção. Resultados: Na comparação dos resultados pré e pós-intervenção sobre o desempenho e a satisfação houve uma mudança clinicamente significativa. Com base nas reações da adolescente, houve um aumento da autoestima e autoconfiança e maior uso funcional de membro superior direito para o manuseio de objetos, para a escrita e tarefas relativas à alimentação e se arrumar. Discussão: A eficácia da TOAC fundamenta-se na teoria da biofilia, no suporte social e nos efeitos positivos no sistema neuroendócrino. Conclusão: A Terapia Ocupacional Assistida por Cães se mostrou benéfica para a adolescente com PC, com o cão fomentando a motivação, o engajamento e a perseverança na realização das atividades mesmo diante de dificuldades motoras por parte da adolescente.

Références

Andreasen, G.; Stella, T.; Wilkison, M.; Szczech Moser, C.; Hoelzel, A.; & Hendricks, L. (2017). Animal-assisted therapy and occupational therapy. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention. doi.org/10.1080/19411243.2017.1287519.

Assis-Madeira, E. A.; & Carvalho, S. G. (2009). Paralisia cerebral e fatores de risco ao desenvolvimento motor: uma revisão teórica. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.9, n.1, p.142-163. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11165/6913

Binfet J.; & Hartwig E.K. (2020). Canine-Assisted Interventions: A comprehensive guide to credentialing therapy dog teams.

Bunduki, Tol.; & Milanez Sgc. (2015). Terapia assistida por cães na aprendizagem de adolescentes com deficiência intelectual. 8º congresso de extensão universitária da Unesp. Título, autores – issn 2176-9761. http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/viewFile/1128/893

Elmaci, D. T.; & Cevizci, S. (2015). Dog-assisted therapies and activities in rehabilitation of children with cerebral palsy and physical and mental disabilities. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.12, n.5,p. 5046–5060. https://doi.org/10.3390/ijerph120505046

Figueiredo, M. O.; Alegretti, A. L.; & Magalhães, L. (2021). Terapia ocupacional assistida por cães: uma revisão de escopo da literatura brasileira. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29,e2087. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2087

Figueiredo, M. O.; Magalhães, L..; & Alegretti, A. L. (2023). Canine-Assisted Occupational Therapy: case study with a child on the autism spectrum. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.7, p.3547-3564. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-019

Fine, A.H.; & Beck, A.M. (2019). Understanding our kinship with animals: input for health care professionals interested in the human-animal bond. In: FINE, A. The Handbook of Animal Assisted Therapy. 4 th ed. Academic Press (Chapter 1, p.3-9).

Forbes, H.E.; & Marxen, K. (2014). Animal-Assisted Therapy: A Dog’s Influence on Occupational Therapy Outcomes of a Child With Cerebral Palsy. [Dissertação de Mestrado. University of Puget Sound]. https://soundideas.pugetsound.edu/ms_occ_therapy/97/

Hill, J.; Ziviani, J.; Cawdell-Smith, J.; & Driscoll, C. (2019a). Canine assisted occupational therapy: protocol of a pilot randomised control trial for children on the autism spectrum. Open Journal of Pediatrics, 9(3), 199-217. https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=93700

Hill, J.; Ziviani, J.; Cawdell-Smith, J.; & Driscoll, C. (2019b). Can Canine-Assisted Interventions Affect the Social Behaviours of Children on the Autism Spectrum? A Systematic Review. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, 6, 13–25. https://link.springer.com/article/10.1007/s40489-018-0151-7

Hill, J.; Ziviani, J.; Driscoll, C., Teoh, A.L.; Chua, J.M.; Cawdell-Smith, J. (2020a). Canine assisted occupational therapy for children on the autism spectrum: a pilot randomised control trial. Journal of Autism and Developmental Disorders, 50(11), 4106-4120. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04483-7

Hill, J.; Ziviani, J.; Driscoll, C., Teoh, A.L.; Chua, J.M.; Cawdell-Smith, J. (2020b). Canine-assisted occupational therapy for children on the autism spectrum: challenges in practice. British Journal of Occupational Therapy, 83(4), 215-219. https://doi.org/10.1177/030802261985885

Hill, J.; Ziviani, J.; & Driscoll, C. (2020a). “The connection just happens”: Therapists’ perspectives of canine assisted occupational therapy for children on the autism spectrum, Australian Occupational Therapy Journal, 00, 1–13. https://doi.org/10.1111/1440-1630.12680

Hill, J.; Ziviani, J.; & Driscoll, C. (2020b). Canine‐assisted occupational therapy for children on the autism spectrum: Parents’ perspectives. Australian Occupational Therapy Journal, 00, 1– 10. https://doi.org/10.1111/1440-1630.12659

International Association of Human-Animal Interaction Organizations. (2018). IAHAIO white paper: The IAHAIO definitions for animal-assisted intervention and guidelines for wellness of animals involved. https://iahaio.org/best-practice/white-paper-on-animal-assisted-interventions/

Law, M. et al. (2009). Canadian Occupational Performance Measure. Versão brasileira Lívia de Castro Magalhães, Lilian Vieira Magalhães, e Ana Amélia Cardoso. Belo Horizonte: Editora Universidade Federal de Minas Gerais.

Macnamara, M.; Moga, J.; & Pachel, C. (2019). What’s Love Got to Do With It? Selectiing Animals for Animal-Assistd Mental Health Interventions. In: FINE, A. The Handbook of Animal Assisted Therapy. 4 th ed. Academic Press (Chapter 8).

Pet Partners. (2023). Pet Partners Handler Guide. Pet Partners Therapy Animal Program. Published by Pet Partners, Bellevue,WA (Updated edition).

Porto, R.J.; & Quatrin, B. L. (2014). Efeito da Terapia Assistida por Animais nos aspectos motores e interação socioafetiva de um adolescente com paralisia cerebral: um estudo de caso. ConScientiae Saúde, v.13(4), p. 625-631. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92935317017

Roehm, J. (2010). Animal assisted therapy increases fine motor skills (master’s thesis). Denton, TX: Texas Woman’s University. https://twu-ir.tdl.org/bitstream/handle/11274/10797/2010RoehmOCR.pdf?sequence=3

Roiz, R. G.; & Figueiredo, M. O. (2023). Terapia Ocupacional Assistida por Cães para Crianças no Transtorno do Espectro Autista: estudo de caso coletivo. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.8, p.4577-4595. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-026

Rosenberg, J.P.; & Yates, P.M. (2007) Schematic representation of case study research designs. Journal of Advanced Nursing 60(4), 447–452. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2007.04385.x

Şahin, S.; Kose, B.; & Zarif M. (2018). Animal-Assisted Therapy in Occupational Therapy. Therapeutic and Creative Use of Activity. Meral Huri (Ed.) capítulo 5, p. 224. https://www.intechopen.com/books/occupational-therapy-therapeutic-and-creative-use-of-activity/animal-assistedtherapy-in-occupational-therapy

Sams, M. J.; Fortney, E. V.; & Willenbring, S. (2006). Occupational therapy incorporating animals for children with autism: a pilot investigation. American Journal of Occupational Therapy, 60 (3), 268-274. https://doi.org/10.5014/ajot.60.3.268

Shadish, W. R.; Cook, T. D.; & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Houghton, Mifflin and Company. https://psycnet.apa.org/record/2002-17373-000

Zago, L. G. Z.; Finger, A. V.; & Kintschner, F. M. (2011). A influência da terapia assistida por animais na funcionalidade de uma criança com diplegiaespástica: um estudo de caso. Conscientia e Saúde, v.10, n. 3. https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2720

Téléchargements

Publié-e

2024-07-31