Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34463

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Extensão, Pandemia, Formação Profissional

Resumo

Frente aos impactos causados pela pandemia de COVID–19 tem-se inaugurado experiências em diversas áreas profissionais, dentre as quais se destaca a Terapia Ocupacional. Identifica-se contribuições da área a partir da universidade pública e a produção de ações integradas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica. A partir do relato de experiências vividas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ilustra-se como a dinamicidade do momento que tem convocado a (re)pensar a função social da universidade e imposto a necessidade de adotar novas reflexões e estratégias para a continuidade e/ou reorientação do trabalho para responder demandas de proporções pandêmicas, na interação entre docentes e discentes. Além disso, nota-se que o fomento de ações de apoio, acolhimento e cuidado, para além de questões administrativas e de caráter acadêmico pedagógicas, têm sido uma diretriz comum.

Abstract

Considering the impacts caused by CoVid–19 pandemic, experiences have been opened in several professional areas, among which the occupational therapy performance stands out. Identify themselves contributions from public universities and from integrated actions of management, teaching, research, extension and academic production. From lived experience's at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reports, it is illustrated how the moment's dynamism called us to (re) think the university social function and imposed the need to adopt new reflections and strategies for continuity and / or work reorientation , in response of pandemic proportions demands, in the interaction between teachers and students. In addition, it is noted that promoting support, welcoming and care actions, beyond the administrative and pedagogical issues, have been a common guideline.

Key words: Teaching; Search; Extension; Pandemic; Professional qualification.

 

Resumen

Ante los impactos causados por la pandemia de COVID-19, se han lanzado experiencias en varias áreas profesionales, entre las cuales se destaca la Terapia Ocupacional. Identifica contribuciones para la disciplina desde la universidad pública y la producción de acciones integradas para la gestión, la enseñanza, la investigación, la extensión y la producción académica. A partir de la narrativa de experiencias vividas en la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), se ilustra cómo el dinamismo del momento que llamó a (re)pensar la función social de la universidad e impuso la necesidad de adoptar nuevas reflexiones y estrategias para el continuidad y/o reorientación del trabajo para responder a demandas de proporciones pandémicas, entre la interacción de docentes y alumnos. Además, se observa que la promoción de acciones de apoyo, acogida y atención, además de cuestiones pedagógicas administrativas y académicas, ha sido una guía común.

Palabras clave: Enseñanza; Investigación; Extensión; Pandemia; Formación profesional.

 

Biografia do Autor

Carla Regina Silva, Departamento de Terapia Ocupacional Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Profa. Dra. Carla Regina Silva
Departamento de Terapia OcupacionalPrograma de Pós Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar 

Alessandra Rossi Paolillo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Adjunta

Departamento de Terapia Ocupacional

Áreas: Disfunção física e Geronto-geriatria

Alice Fernandes Andrade

Graduanda de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos

Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Professora DTO UFSCar

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta ocupacional, Mestre e doutora em Educação Especial, Docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Larissa Campagna Martini, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos

Luciana Bolzan Agnelli Martinez, Departamento de Terapia Ocupacional / Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Terapia Ocupacional (PPGTO), na área de “Acessibilidade”.

Doutora em Ciências (Bioengenharia), na área de “Inovação, Tecnologia Assistiva e Recursos Terapêuticos”.

Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar.

Chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do Hospital Universitário da UFSCar

Marina Jorge da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional

Graduanda de Terapia Ocupacional

Sara Mariana de Castro, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

EStudante de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

Sabrina Helena Ferigato, UFSCar

 

Terapeuta Ocupacional (PUCCAMP), doutora em Saúde Coletiva (UNICAMP). Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar

Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar

professora dto ufscar

Débora Couto de Melo Carrijo

Terapeuta Ocupacional, Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

 

 

Referências

PAHO. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus, 30 de janeiro de 2020a. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812>

PAHO. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 11 de março de 2020b. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812>

WFOT. Occupational Therapy and the COVID-19 Pandemic - information and resources. Disponível em: <https://www.wfot.org/news/2020/occupational-therapy-response-to-the-covid-19-pandemic>

Huremovic, D. (Ed). Psychiatry of Pandemics. A Mental Health Response to Infection Outbreak. Springer Nature Switzerland. 2019.

Parente, M.; Tofani, M.; De Santis, R.; Esposito, G.; Santilli, V.; Galeoto, G. The Role of the Occupational Therapist in Disaster Areas: Systematic Review. Occup Ther Int. 31(1); 2017:6474761. doi: 10.1155/2017/6474761.

Jeong, Y.; Law, M.; DeMatteo, C.; Stratford, P; Kim, H. The role of occupational therapists in the contexts of a natural disaster: a scoping review. Disabil Rehabil. 2016; 38(16):1620-31.

Brasil. Ministério de Saúde. Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública | COE-COVID-19. Brasília. 2020a.

Bondía JL. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev Bras Educ (Rio de Janeiro). 2002;19(1):19-28.

Lévy P. The Collective Intelligence: For a cyberspace anthropology. São Paulo: Loyola, 1998.

Brasil, Ministério de Saúde. Painel com Coronavírus. 2020b. Disponível em <https://covid.saude.gov.br/>

COFFITO. RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020. Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: <https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825>

Palassi, MP.; Martins, GF.; Paula, APP. Consciência política e participação cidadã de estudantes de administração: um estudo exploratório em uma universidade pública no Brasil. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, 22(3):435-461: 2016. https://doi.org/10.1590/1413-2311.05115.59875.

Sandoval, S A M. The Crisis of the Brazilian of labor movement and the emergence of alternatives of working-class contention in the 1990s. Psicologia Política, São Paulo, 1(1); 2001: 173-195.

Rosenberg, MB. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

Nash, J. Learning materials: their use and evaluation. Lepr. Rev., 70(1);1999:254-260.

Downloads

Publicado

15-05-2020