Luto infantil: contribuições da terapia ocupacional/Childhood mourning: Contributions from occupational therapy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto41623

Palavras-chave:

Criança. Luto. Terapia Ocupacional.

Resumo

Contextualização: Trata-se do relato de experiência de um terapeuta ocupacional no atendimento a uma criança enlutada em uma Unidade de Atenção Básica à Saúde. Processo de Intervenção/acompanhamento: Foram realizados atendimentos individuais à criança e orientação à família e à escola. Análise crítica da prática: O luto infantil impacta no engajamento em ocupações importantes para o desenvolvimento infantil, como o brincar e a educação, sendo necessário oferecer suporte à criança frente às alterações na rotina, nas relações familiares, visando a sua adaptação a novas situações. Síntese das considerações: Compreende-se que a Terapia Ocupacional acolheu os desejos e necessidades da criança, visando o seu engajamento e participação em ocupações significativas.

Palavras-chave: Criança. Luto. Terapia Ocupacional.

 

Abstract 
Contextualization: This is an occupational therapist's experience report in the care of a bereaved child in a primary health care unit. Intervention process/accompaniment: Individual assistance to the child and guidance to the family and school were carried out. Critical analysis of the practice: Child mourning impacts the engagement in important occupations for child development, such as playing and education. It is necessary to offer support to the child in the face of changes in routine, in family relationships, in order to adapt to new situations. Summary of considerations: : It is understood that Occupational Therapy accepted the children's desires and needs, aiming their engagement and participation in meaningful occupations.

Keywords: Child. Bereavement. Occupational Therapy.

 

Resumen 

Contextualización: Este es el relato de experiencia de un terapeuta ocupacional en el cuidado de un niño en duelo en una unidad de atención primaria de salud. Proceso de intervención/seguimento: Se realizó asistencia individual al niño y orientación a la familia y escuela. Análisis crítico de la práctica: El duelo infantil impacta la participación en ocupaciones importantes para el desarrollo infantil, como el juego y la educación, siendo necesario brindar apoyo al niño frente a los cambios en la rutina, en las relaciones familiares, para su adaptación a situaciones nuevas. Resumen de consideraciones: Se entiende que la Terapia Ocupacional posibilitó acomodar los deseos y necesidades de los niños, visando su compromiso y participación en ocupaciones significativas.

Palabras-clave: Niño. Aflicción. Terapia Ocupacional.

 

Biografia do Autor

Kaíla da Silva Bontempo, Universidade Federal de São Carlos

Kaíla da Silva Bontempo

Terapeuta Ocupacional - UFTM

Mestre em Terapia Ocupacional - UFSCar

Doutoranda em Terapia Ocupacional - UFSCar

Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente - UFTM

Especialista em Dependência Química

Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Beatriz Cardoso Lobato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Beatriz Cardoso Lobato

Terapeuta Ocupacional - UFSCar

Mestra em Educação Especial - UFSCar

Doutora em Ciências da Saúde - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Professora Adjunto do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Terapia Ocupacional; 

Referências

Barbato, K. B. A., Antunes, K. R. & Lourenço, M. T. C. (2019). Reflexões sobre vivências da criança com câncer diante da morte. Revista da SBPH, 22(1), 306-327.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582019000100016&lng=pt.

Corrêa, V. A. C. (2009). A expressão do pesar nas atividades ocupacionais quando alguém querido morre. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará].

http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5027

Dahdah, D. F., Bombarda, T. B., Frizzo, H. C. Figueiredo, & Joaquim, R. H. V. T. (2019). Revisão sistemática sobre luto e terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(1), 186-196. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoar1079

Ferland, F. (2006). O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. Roca.

Hoppes, S. & Segal, R. (2010). Reconstructing Meaning Through Occupation After the Death of a Family Member: Accommodation, Assimilation, and ContinuingBonds. American Journal of Occupational Therapy, 64(1), 133-141. http://ajot.aota.org/article.aspx?articleid=1862644

Lawlor, M. C. & Mattingly, C. (2011). Compreendendo as perspectivas da família sobre as experiências da doença e incapacidade. In H. S. Willard, E. B. Crepeau, E. S Cohn, &B. A. BoyttSchell (Eds). Terapia Ocupacional/ Willard &Spackman. (pp.33-44) Guanabara Koogan.

Lopes, A. M. & Côrrea, V. A. C. (2013). Processos de perda, luto e a assistência da Terapia Ocupacional nas situações de escalpelamento. Cadernos de Terapia Ocupacional, 21(2), 313-324. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.033

Neimeyer, R. (Ed.). (2001). Meaning Reconstruction and the experience of loss. Washington: American Psychological Association.

Pelosi, M. B., Ferreira, K. G., & Nascimento, J. S. (2020). Atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(2), 511-524. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1782

Pontes, T. & Polatajko, H. Habilitando ocupações: prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 24(2), 403-412. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF0709

Rodrigues, A. & Albuquerque, V. (2020). O Brincar e o cuidar: o olhar do terapeuta ocupacional sobre o comportamento lúdico de crianças em internação prolongada. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 4(1), 27-42. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto26293

Scaletti, R., & Hocking, C. (2010). Healing through Story Telling: Na Integrated Approach for Children Experiencing Griefand Loss. New Zealand Journal of Occupational Therapy, 57(2), 66-71. http://search.informit.com.au/documentSummary;dn=431279734356318;res=IELHE

Souza, J. B. de, Batista, M. P. P., & Almeida, M. H. M. de. (2020). Terapia ocupacional com idosos em processos de terminalidade, morte e luto: percepções de egressas da USP-SP quanto à formação oferecida. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 30(1), 45-52. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i1p45-52

Souza, A. M. & Correa, V. A. C. (2009). Compreendendo o pesar do luto nas atividades ocupacionais. Rev. NUFEN. 1(2), 131-148. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912009000200009&lng=pt&nrm=iso

Downloads

Publicado

13-08-2022

Edição

Seção

Análise da Prática