Avaliação e relação do estilo de vida de estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com a qualidade de sono
Evaluation and relationship of the lifestyle of physiotherapy and occupational therapy students with the quality of sleep
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto63257Palavras-chave:
Sono., Estilo de Vida., Estudantes de Ciências da saúde., Inquéritos e Questionários.Resumo
Introdução: Um bom estilo de vida é um dos aspectos que contribuem para uma boa qualidade de vida, sendo o sono fundamental, pois afeta diretamente as atividades metabólicas do cérebro, músculos e outros tecidos. Objetivo: Verificar se o estilo de vida interfere na qualidade do sono de estudantes universitários. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa e transversal, na qual foi aplicado um questionário online com 125 estudantes, sendo 69 do curso de Fisioterapia e 56 do curso de Terapia Ocupacional. Foram aplicados o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e o Questionário “Estilo de Vida Fantástico”. O processo de análise de dados envolveu procedimentos de codificação das respostas, tabulação dos dados, análise descritiva e análise analítica por meio do coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Com relação ao “Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh”, 63,2% dos alunos apresentaram má qualidade do sono, sendo o domínio mais prevalente a “sonolência diurna”. Quanto ao “Estilo de Vida Fantástico”, o valor global médio foi de 62.60 pontos, categorizando o estilo de vida como “bom”, sendo o domínio mais comprometido “o tipo de comportamento”. Na correlação entre os dois questionários, observou-se uma relação inversamente proporcional, em que mais da metade dos estudantes, de ambos os cursos, apresentou uma má qualidade de sono, apesar de possuírem um bom estilo de vida. Conclusão: Portanto, mesmo classificados com má qualidade do sono, seu estilo de vida foi considerado bom.
Palavras-chave: Sono. Estilo de Vida. Estudantes de Ciências da saúde. Inquéritos e Questionários.
Abstract: Introduction: A good lifestyle is one of the aspects that contribute to a good quality of life, with sleep being fundamental, as it directly affects the metabolic activities of the brain, muscles, and other tissues. Objective: To verify whether lifestyle interferes with the sleep quality of university students. Methods: This is an exploratory, quantitative, and cross-sectional study, in which an online questionnaire was applied to 125 students, 69 from the Physiotherapy course and 56 from the Occupational Therapy course. The Pittsburgh Sleep Quality Index and the "Fantastic Lifestyle" Questionnaire were applied. The data analysis process involved response coding procedures, data tabulation, descriptive analysis, and analytical analysis using Pearson's correlation coefficient. Results: Regarding the "Pittsburgh Sleep Quality Index," 63.2% of the students presented poor sleep quality, with the most prevalent domain being "daytime sleepiness." Regarding the "Fantastic Lifestyle", the average global value was 62.60 points, categorizing lifestyle as "good," with the most compromised domain being "behavior type." In the correlation between the two questionnaires, an inversely proportional relationship was observed, in which more than half of the students from both courses, presented poor sleep quality despite having a good lifestyle. Conclusion: Therefore, even though classified as having poor sleep quality, their lifestyle was considered good.
Keywords: Sleep. Life Style. Students, Health Occupations. Surveys and Questionnaires.
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