TPB AFK e Direitos Autorais

Autores

Palavras-chave:

Direitos Autorais, Audiovisual, Interesse Público, Discurso.

Resumo

Este artigo oferece uma análise crítica de concepções sobre Direitos Autorais que nutrem o imaginário contemporâneo, a partir da estrutura discursiva que compõe o documentário cinematográfico sueco TPB AFK - The Pirate Bay Away From Keyboard. Realizado a partir do método de Análise de Discurso de Eni P. Orlandi, o estudo é composto de três unidades. A primeira apresenta o contexto sócio-político-econômico da Suécia, país onde foi produzido o filme e ocorreram os fatos nele documentados. A segunda parte aborda a criação do portal The Pirate Bay, a biografia de seus criadores, bem como descreve as circunstâncias técnicas e jurídicas que ensejaram a tutela de Direitos Autorais por parte da indústria cinematográfica, contra os gestores do portal. A parte final contempla a análise de discurso sobre a referida obra, em diálogo com as unidades anteriores e com elementos gerais sobre Direitos de Autor.

Biografia do Autor

Alejandro Knaesel Arrabal, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor e pesquisador dos Programas de Mestrado em Direito (PPGD) e Administração (PPGAd) da FURB. Líder do grupo de pesquisa Direito, Tecnologia e Inovação – DTIn (CNPq-FURB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa SINJUS - Sociedade, Instituições e Justiça (CNPq-FURB). Membro do grupo de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB). Membro da AGIT – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

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Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

Seção Especial: Dossiê "Direito e Cinema: explorando experiências político-pedagógicas"