JUSTIÇA RESTAURATIVA: COMO A EXTENSÃO PODE PREVENIR CASOS DE BULLYING
DOI:
https://doi.org/10.21875/tjc.v7i0.43654Abstract
O presente artigo científico tem como objetivo geral contextualizar o projeto de extensão Aplicação da Justiça Restaurativa para casos de bullying no ambiente escolar, demonstrando seu histórico, sua trajetória e sua prática. O projeto faz parte do programa PEDIC - programa de direito e cidadania para todos e foi desenvolvido desde o ano de 2019 no Município de Criciúma/SC junto à escola Irmã Edviges, do bairro Vila União e na escola Marcos Rovaris, do Bairro Pinheirinho. Para a pesquisa utiliza-se o método dedutivo. Inicialmente, o estudo faz breves considerações sobre a extensão universitária. Num segundo momento traz uma síntese do histórico do bullying, incluindo por óbvio o ambiente escolar, seguido de uma reflexão sobre a educação e a conscientização como formas de prevenção. Adiante busca demonstrar a metodologia e atuação do projeto de extensão em comento. Ao final trata das experiências de extensão no caminhar do projeto, assim como os seus resultados, sendo que a pesquisa demonstra que o projeto de extensão referido sustenta-se na práxis da extensão, no qual os professores e acadêmicos utilizam como mediação de suas atividades as práticas pedagógicas e educativas dialógicas segundo os ensinamentos de Paulo Freire, reconhecendo os envolvidos na comunidade como sujeitos com direitos e obrigações, os quais são agentes transformadores da sua realidade e onde a universidade pode atender os seus objetivos sociais, cumprindo a sua missão social.
References
AURÉLIO. In: Aurélio. Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/aurelio/>. Acesso em: 10/03/2021.
AMANCIO, Mila Loureiro de Castro. “Justiça restaurativa: um novo modelo de Justiça”. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2939, 19 jul. 2011. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/19579>. Acesso em: 10/05/2021.
BEANE, Allan. Proteja seu filho do bullying: impeça que ele maltrate os colegas ou seja maltratado por eles. Tradução: Débora Guimarães Isidoro, Rio de Janeiro, RJ: Ed. BestSeller, 2010. Disponível em: < http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/cmq.2.2011.pdf > Acesso em 10/04/2021.
BEZERRA, Ana Raquel da Rocha. “Contribuições da pedagogia freireana à roda de conversa sobre textos literários.” Disponível em:<http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/viewFile/204/219 > Acesso em 20/04/2021.
BOONEN, Maria Petronela. A JUSTIÇA RESAURATIVA, UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10062011-140344/publico/PETRONELA_MARIA_BOONEN.pdf > Acesso em: 20/04/2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 21/03/2021. A
________. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 21/03/2021. B
________. ABRAPIA. Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência – ABRAPIA < http://www.ripsa.org.br/lis/resource/16729#.YJl8RuhKgrA> Acesso em 10/03/20121. C
________. IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo. Disponível em: <https://imesc.sp.gov.br/index.php/prevencao/> Acesso em 05/03/2021. D
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas. 2. Ed. Campinas: Verus, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2011.
JENIZE, Edineide. “As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária”. 2004. Disponível em: < http://www.mobilizadores.org.br/wp-content/uploads/2014/05/texto-5363c742508e0.pdf >. Acesso em: 05/03/2021.
MENDONÇA, S. G. L.; SILVA, P.S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.
PIEDADE, Fernando Oliveira, SILVA, Quilza da Silva. Revisitando os círculos restaurativos: da teoria à prática. Disponível: < file:///C:/Users/frost/Downloads/13121-7119-1-PB.pdf> Acesso em 10/05/2021.
ROCHA, Carlos Vasconcelos. Ideias dispersas sobre políticas sociais: uma breve definição. In STENGEL, Márcia, et al. (org) Políticas públicas de apoio sociofamiliar. 1. ed. Belo Horizonte: Editora PUC MINAS, 2001, v.1.
UNIMONTES, Valéria Poliana Silva. “Ensino, pesquisa e extensão: uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, novembro de 2011”. Disponível em: <http://files.gpam-unimontes.webnode.com.br/200001281-451e4459ef/TRABALHO%20ABEM%20Nacional.pdf >. Acesso em 01/04/2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil License.