JUSTIÇA RESTAURATIVA: COMO A EXTENSÃO PODE PREVENIR CASOS DE BULLYING
DOI:
https://doi.org/10.21875/tjc.v7i0.43654Resumen
O presente artigo científico tem como objetivo geral contextualizar o projeto de extensão Aplicação da Justiça Restaurativa para casos de bullying no ambiente escolar, demonstrando seu histórico, sua trajetória e sua prática. O projeto faz parte do programa PEDIC - programa de direito e cidadania para todos e foi desenvolvido desde o ano de 2019 no Município de Criciúma/SC junto à escola Irmã Edviges, do bairro Vila União e na escola Marcos Rovaris, do Bairro Pinheirinho. Para a pesquisa utiliza-se o método dedutivo. Inicialmente, o estudo faz breves considerações sobre a extensão universitária. Num segundo momento traz uma síntese do histórico do bullying, incluindo por óbvio o ambiente escolar, seguido de uma reflexão sobre a educação e a conscientização como formas de prevenção. Adiante busca demonstrar a metodologia e atuação do projeto de extensão em comento. Ao final trata das experiências de extensão no caminhar do projeto, assim como os seus resultados, sendo que a pesquisa demonstra que o projeto de extensão referido sustenta-se na práxis da extensão, no qual os professores e acadêmicos utilizam como mediação de suas atividades as práticas pedagógicas e educativas dialógicas segundo os ensinamentos de Paulo Freire, reconhecendo os envolvidos na comunidade como sujeitos com direitos e obrigações, os quais são agentes transformadores da sua realidade e onde a universidade pode atender os seus objetivos sociais, cumprindo a sua missão social.
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