Barbie na Suprema Corte
Keywords:
Cultura pop, Boneca Barbie, Sociedade de consumo, Educação infantil, FeminismoAbstract
O presente texto analisa o filme Barbie (Warner Bros., 2023), dirigido por Greta Gerwig, destacando a sátira sobre um pretenso matriarcado que assume a Suprema Corte Americana, e a trajetória de marketing correspondente da boneca da Mattel, com a influência do comércio da boneca e de seus subprodutos na cultura comportamental das mulheres até o presente. Inicia comentando o Efeito Barbie que traduz uma concepção de mulher bem-sucedida, porém submissa aos padrões do patriarcado, perpassando elementos do histórico de suas propagandas. Em seguida, aborda as estratégias de construção de estereótipos femininos, através da diversidade de lançamentos da boneca e de sua pretensa multiculturalidade. Por fim analisa a inserção da boneca Barbie nos debates sobre sociedade de consumo. Conclui, abordando o ainda exíguo total de mulheres juízas, em especial nas Supremas Cortes americanas e brasileiras.
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