Barbie na Suprema Corte
Palabras clave:
Cultura pop, Boneca Barbie, Sociedade de consumo, Educação infantil, FeminismoResumen
O presente texto analisa o filme Barbie (Warner Bros., 2023), dirigido por Greta Gerwig, destacando a sátira sobre um pretenso matriarcado que assume a Suprema Corte Americana, e a trajetória de marketing correspondente da boneca da Mattel, com a influência do comércio da boneca e de seus subprodutos na cultura comportamental das mulheres até o presente. Inicia comentando o Efeito Barbie que traduz uma concepção de mulher bem-sucedida, porém submissa aos padrões do patriarcado, perpassando elementos do histórico de suas propagandas. Em seguida, aborda as estratégias de construção de estereótipos femininos, através da diversidade de lançamentos da boneca e de sua pretensa multiculturalidade. Por fim analisa a inserção da boneca Barbie nos debates sobre sociedade de consumo. Conclui, abordando o ainda exíguo total de mulheres juízas, em especial nas Supremas Cortes americanas e brasileiras.
Citas
AQUA. Barbie girl. Clip disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Du-GqT7hp2g.
Avatar: o caminho da água (20th Century Fox, 2022), direção de John Cameron.
Aves de rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa (DC Films/Warner Bros., 2020), direção de Cathy Yan.
Barbie (Warner Bros., 2023), direção de Greta Gerwig.
Barbie pelo mundo, história da Barbie. Disponível em: http://mybarbiedoll.com.br/2012/08/16/barbie-pelo-mundo-brasil/, 2012
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. 2ª. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008, p. 60.
BRUGNERA, Michelle. Assim falava Barbie: uma boneca para todos e para ninguém. Fractal, Rev. Psicol. vol.24. n. 3, Rio de Janeiro, set./dez., 2012.
CAMPOS, Bruna Sawa. Crianças e consumo, uma relação delicada. Disponível em: www.redepeabirus.com.br. 2008.
CHARTIER, Marcella. A (sensual) história da Barbie. Disponível em: http://super.abril.com.br/, 2011.
Elektra (20th Century Fox, 2005), direção de Rob Bowman.
Esquadrão suicida (DC Films/Warner Bros., 2016), direção de James Gunn.
KEY, Kely. Barbie girl. Clip disponível em https://www.youtube.com/watch?v=csArY3G2vn8
MADEIRA, Electra Simon. Efeito Barbie: a publicidade infantil construindo um mundo de bonecas. Trabalho de conclusão do curso de Comunicação social: publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 2016.
MADEIRA FILHO, Wilson; DIAS, Fabrício de Barros Seraphim. “Querida, cheguei”: a família nuclear nos seriados americanos. In: MADEIRA FILHO, Wilson; SOARES, Mara Magda (orgs). Pensamento crítico e políticas de segurança pública. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 273-298.
MADEIRA FILHO, Wilson; CHAVES, Luiza Alves. Nolite te bastardes carborundorum. In. MADEIRA FILHO, Wilson; CHAVES, Luiza Alves (orgs.). Humanidades, políticas públicas e desigualdades. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 11-47.
O esquadrão suicida (DC Films/Warner Bros, 2021), direção de James Gunn.
O picolino (RKO, 1935), direção de Mark Sandrick.
RAND, Erica. Barbie's queer accessories. Durham: Ducke University Press, 2003.
RENNER, Estela. Criança, a alma do negócio: um documentário sobre publicidade, consumo e infância. (Maria Farinha Produções, 2008). Direção de Estela Renner.
ROVERI, Fernanda Theodoro. Barbie na educação das meninas, do rosa ao choque. Editora Annablume, São Paulo: 2012.
ROVERI, Fernanda. Theodoro; SOARES, Carmem Lúcia. Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie... Educar em Revista, n. 41. Curitiba: Editora UFPR, 2011.
SAMPAIO, Inês Silvia Vitorino. Publicidade e infância: uma relação perigosa. In: VIVARTA, Veet (coord.). Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação. Brasília DF: ANDI/Instituto Alana, 2009.
SCHUMPETER, J. (1912). A teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril, 1982 (Série Os Economistas).
SPENCER, Carol. Dressing Barbie: a celebration of the clothes that made America's favorite doll and the incredible woman behind them. New York: HarperCollins Publishers Inc, 2019.
STEINBERG, Shirley R. A mimada que tem tudo. In: STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. (org). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
VIGARELLO, Georges. História da beleza: o corpo e a arte de se embelezar, do Renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro. Editora: Ediouro, 2006.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens da beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
, uma odisseia no espaço (Metro Goldwyn Mayer, 1968), direção de Stanley Kubrick.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con las siguientes condiciones:
- Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicando en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o como página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Véase El efecto del acceso abierto).
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brasil.