“... Cada instituição fica meio com a cara da população a que serve ...”: entrevista com Cândido Espinheira Filho
DOI:
https://doi.org/10.21875/tjc.v5i1.27648Palavras-chave:
Direito, saúde mental, psiquiatriaResumo
RESUMO:
A presente entrevista tratou sobre a relação entre o Direito e a Psiquiátria, bem como da trajetória da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Cândido Espinheira Filho é médico. Chefe de equipe de saúde mental da direção geral do INAMPS (1979/1983). Presidente do Conselho Técnico Administrativo da Colônia Juliano Moreira (1981/82). Gerente do Programa de Aperfeiçoamento da Assistência Psiquiátrica do INAMPS/CONASP (1982/83) e Diretor do Hospital Pinel e Coordenador da Campanha Nacional de Saúde Mental na Região Sudeste (1989/90). Membro da Coordenação de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro (1991/93). Coordenador Municipal de Saúde Mental de Paracambi (1992/93). Presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social – Fundo Rio (1995/96). Coordenador de Saúde da Área de Planejamento 4 do Município do Rio de Janeiro (2001). Vice-diretor e Gerente Médico do Instituto Municipal Nise da Silveira (2001/2006).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.