Chamada para v. 23, n. 1, 2027

2026-09-04

A Revista Linguí∫tica (Qualis CAPES A3) convida pesquisadores a submeterem artigos originais para publicação no Volume 23, Número 1. As submissões serão recebidas até 30 de novembro de 2026.

Tema: A morfologia e suas demandas: morfossintaxe, morfossemântica e morfofonologia em abordagens formais

Editoria convidada: Alessandro Boechat de Medeiros (UFRJ) e Rafael Berg Esteves Trianon (UFRJ)

Prazo para submissão: 30 de novembro de 2026

Publicação prevista para abril 2027.

A estrutura interna das palavras e sua interação com a estrutura das sentenças e seu significado estão entre os temas mais instigantes e fundamentais da investigação linguística, em qualquer época. Este número propõe-se a reunir trabalhos que apresentem análises formais de questões centrais da morfologia e de suas interfaces, incluindo: os ciclos morfológicos; a composicionalidade e a não composicionalidade semântica no interior das palavras; a localidade; a distinção entre derivação e flexão; a definição das classes de palavras; a relação entre morfologia e estrutura argumental; a alomorfia; a supleção; o sincretismo; a alossemia; composição; morfologia não-concatenativa e processos morfológicos não lineares; temas relacionados.
Serão bem-vindos trabalhos que abordem essas e outras questões relevantes a partir de uma perspectiva formalista. Assim, o número contemplará trabalhos fundamentados em abordagens formais da linguagem, incluindo teorias morfológicas chomskianas e análises baseadas na Teoria da Otimalidade.
Pesquisadores que trabalham com morfologia e suas interfaces com a sintaxe, a semântica e a fonologia estão especialmente convidados a contribuir para este número.
Prazo para submissão: 30 de novembro de 2026