Edições anteriores


2016

Capa da revista

v. 12, n. 1 (2016): Linguística Cognitiva

Os volumes anteriores (2006 e 2010) reuniram trabalhos que representaram incursões iniciais de análise sob a ótica cognitivista, o volume atual apresenta resultados mais sólidos de pesquisa. Assim, os trabalhos aqui publicados refletem, em maior ou menor grau, a considerável expansão que se verificou no campo, envolvendo o aprofundamento teórico, o refinamento dos procedimentos metodológicos e a ampliação do escopo do objeto de investigação.

2015

v. 11, n. 2 (2015): Estrutura Informacional, Tecnologia e Conhecimento

Organizado por Maria Cecília Molica e Diogo Pinheiro

Este número da Revista LinguíStica se volta para a intrincada relação entre estrutura da informação, tecnologia e conhecimento. Em perspectiva transdiciplinar, especialistas voltados para o processamento da linguagem on-line e off-line oferecem contribuição no campo da arquitetura do nível entonacional da língua, da apropriação de tecnologias de escrita e de linguagem documentária.

v. 11, n. 1 (2015): Aquisição e Processamento da Linguagem

Organizado por Aniela Improta França e Marcus Maia

A Revista LinguíStica, publicada pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está celebrando 10 anos de publicação ininterrupta. O presente número marca o alvorecer do segundo decênio do nosso periódico semestral que se consolidou em um lugar de destaque no cenário da Linguística no Brasil, atingindo marcos importantes que queremos divulgar para celebrar Com nossos autores, leitores, colaboradores, enfim com toda a comunidade linguística.


2014

v. 10, n. 2 (2014): Estudos de Línguas Indígenas

Organizado por Andrew Nevins e Bruna Franchetto

Passaram-se seis anos desde o primeiro número de Linguíʃtica dedicado exclusivamente a estudos de línguas indígenas. Uma breve introdução mencionava a necessidade de contribuir de algum modo para o fortalecimento e salvaguarda das línguas nativas ainda existentes no Brasil, através da divulgação de resultados de pesquisas recém realizadas ou em andamento, por parte de linguistas brasileiros estabelecidos ou no final de sua formação de doutorado.

v. 10, n. 1 (2014): Tema Livre

Organizado por Aleria Cavalcante Lage (UFRJ), Marcia Damaso Vieira (UFRJ) e Gean Nunes Damulakis (UFRJ)

Este número da Revista Linguística é de tema livre; por isso, e pelo fato de as submissões de artigos terem sido subsequentes ao bem sucedido II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em setembro de 2013, foi possível reunir, além das seções fixas de Entrevista, Resenha (Critical Review) e Squib, uma quantidade bem acima da habitual de artigos.


2013

v. 9, n. 2 (2013): Mudança Linguística

Organizado por Maria Maura Cezario (UFRJ) e Vera Lúcia Paredes Silva (UFRJ)

O tema deste número, Mudança Linguística, esteve relegado a segundo plano por cerca de meio século, com o advento da chamada Linguística Moderna, assim considerada a partir da publicação póstuma do Curso de Linguística Geral (1916), de Ferdinand de Saussure. O linguista suíço, ao propor a dicotomia sincronia/ diacronia, pretendeu demonstrar que também era possível fazer ciência linguística operando um corte no fator tempo.


1 a 10 de 27 itens     1 2 3 > >>