Edições anteriores

2019

Capa da revista

v. 15, n. 1 (2019): Línguas indígenas: artes da palavra

Organizadoras: Kristine Stenzel e Bruna Franchetto

“Línguas indígenas: artes da palavra” traz doze textos transcritos de execuções orais originais em línguas ameríndias, bem como uma refl exão, por parte de pesquisadores indígenas, sobre tradição e inovação nas suas artes das palavras. Em versões bilíngues, com informações etnográfi cas, sociolinguísticas e análise linguística, cada texto da coletânea contribui para o conhecimento e a valorização da diversidade cultural e linguística neste Ano Internacional das Línguas Indígenas.


2018

Capa da revista

v. 14, n. 3 (2018): Estudos sobre Aquisição de Primeira Língua

Organizadora: Aniela Improta França.

O volume “Aquisição de Primeira Língua” da Revista Linguíʃtica apresenta um leque de contribuições de correntes teóricas, temas e metodologias diferentes sobre o tema da aquisição. Além disso, o volume inclui entrevista com uma das fundadoras da área, Lila Gleitman, Professora Emérita de psicologia e linguística da University of Pennsylvania.

Organização: Aniela Improta França.

Capa da revista

v. 14, n. 2 (2018): Estudos Experimentais sobre o Português

Organizadoras: Anabela Rato e Suzi Lima

O volume "Estudos Experimentais do Português" da Revista LinguíStica apresenta trabalhos que evidenciam a contribuição de estudos experimentais para o avanço da descrição e análise do Português Brasileiro e Europeu. O volume também inclui uma entrevista com a pesquisadora Cristina Flores (Universidade do Minho) e uma resenha do Handbook of Portuguese Linguistics, editado por Leo Wetzels, João Costa e Sérgio Menuzzi.

Capa da revista

v. 14, n. 1 (2018): Gramática de Construções

Organizadores: Diogo Pinheiro e Karen Alonso

Celebrando a vitalidade e a popularidade crescentes da Gramática de Construções, o lançamento desta edição da Revista LinguíJtica coincide com os 30 anos de publicação de dois clássicos da área: o artigo "Regularity and idiomaticity in grammatical constructions: the case of let alone" (de Charles J Fillmore, Paul Kay e Mary Catherine O'Connor) e o capítulo "A usage-based model", de Ronald W. Langacker.


2017

Capa da revista

v. 13, n. 3 (2017): Fonologia e Morfologia de Empréstimos e Aquisição Fonológica de L2/L3

Organizadores: Andrew Nevins e Gean Damulakis

Neste volume, elegemos dis temas bastante instigantes, mas que ainda carecem de estudos mais sistemáticos no Brasil: empréstimos linguísticos e ensino/aprendizagem de L2 e L3. O que une esses dois temas são o contado entre gramáticas distintas e os fenômenos que dele decorrem, levando em conta o uso de elementos linguísticos de uma língua por falante nativo de outra.

Capa da revista

v. 13, n. 2 (2017): Gramática Gerativa: celebrando os 60 anos de Syntactic Structures (1957 - 2017)

Organizadora: Aleria Lage

Sessenta anos de Syntactic Structures, de Noam Chomsky.
Qual foi a ideia seminal de Chomsky em Syntactic Structures (Chomsly, 1957), exemplificada nas regras de reescrita acima, que revolucionou tão profundamente o estudo da Linguística e de outras ciências cognitivas?

Capa da revista

v. 13, n. 1 (2017): Educação e Revitalização Linguísticas

Organizadores: Marcus Maia e Bruna Franchetto

O tema "Educação e Revitalização linguísticas" é abordado neste número da Revista LinguíStica com o objetivo de desenvolver uma reflexção integrada sobre duas questões: a crise no ensino de língua na educação básica e a preservação e revitalização de línguas indígenas.


2016

Capa da revista

v. 12, n. 2 (2016): Teoria Sintática

Organizadores: Alessandro Boechat de Medeiros e Fábio Bonfim Duarte

A ideia de um número voltado para a teoria sintática surgiu no encontro intermediário do GTTG de 2015 em Belo Horizonte. Na ocasião, Fábio Bonfim Duarte e Cilene Rodrigues me perguntaram se não poderíamos incluir este tema num dos próximos números da revista Linguí∫tica. Seria uma oportunidade de criar espaço para a publicação de trabalhos em sintaxe formal, particularmente os apresentados nos encontros do grupo de trabalho da ANPOLL. Levei a questão para uma das reuniões do POSLING e decidiu-se na ocasião que, por conta da programação já estabelecida para a revista, o número com esse tema seria o segundo de 2016, com saída programada para 31 de dezembro. Apesar de ter sido pensado num encontro do GTTG, a chamada da revista foi aberta a qualquer autor que desejasse publicar seu trabalho em sintaxe formal, tivesse sido apresentado em algum encontro do grupo de trabalho ou não.

Capa da revista

v. 12 (2016): LinguíStica - Edição Especial

Organizadoras: Maria Maura Cezario e Christina Abreu Gomes

A presente edição especial da Revista Linguí∫tica de 2016 é dedicada à divulgação de trabalhos desenvolvidos no âmbito da Linguística Centrada no Uso e da Linguística Cognitiva. Os artigos são oriundos de atividade promovida no XXI Seminário Nacional do Grupo Discurso & Gramática / VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso e Gramática, realizados na UFRJ de 4 a 7 de junho de 2016, que contou com a participação da Professora Adele Goldberg da University of Princeton (EUA). Os textos apresentados neste número especial estão voltados, na sua maioria, para a discussão de pressupostos teóricos e metodológicos discutidos neste Seminário, sobretudo do modelo da Gramática de Construções desenvolvida por Goldberg (1995 e 2006) e, em relação aos estudos de mudança linguística, do modelo da Construcionalização/mudanças construcionais, desenvolvido por Traugott e Trousdale (2013).

Capa da revista

v. 12, n. 1 (2016): Linguística Cognitiva

Os volumes anteriores (2006 e 2010) reuniram trabalhos que representaram incursões iniciais de análise sob a ótica cognitivista, o volume atual apresenta resultados mais sólidos de pesquisa. Assim, os trabalhos aqui publicados refletem, em maior ou menor grau, a considerável expansão que se verificou no campo, envolvendo o aprofundamento teórico, o refinamento dos procedimentos metodológicos e a ampliação do escopo do objeto de investigação.

2015

v. 11, n. 2 (2015): Estrutura Informacional, Tecnologia e Conhecimento

Organizado por Maria Cecília Molica e Diogo Pinheiro

Este número da Revista LinguíStica se volta para a intrincada relação entre estrutura da informação, tecnologia e conhecimento. Em perspectiva transdiciplinar, especialistas voltados para o processamento da linguagem on-line e off-line oferecem contribuição no campo da arquitetura do nível entonacional da língua, da apropriação de tecnologias de escrita e de linguagem documentária.

v. 11, n. 1 (2015): Aquisição e Processamento da Linguagem

Organizado por Aniela Improta França e Marcus Maia

A Revista LinguíStica, publicada pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está celebrando 10 anos de publicação ininterrupta. O presente número marca o alvorecer do segundo decênio do nosso periódico semestral que se consolidou em um lugar de destaque no cenário da Linguística no Brasil, atingindo marcos importantes que queremos divulgar para celebrar Com nossos autores, leitores, colaboradores, enfim com toda a comunidade linguística.


2014

v. 10, n. 2 (2014): Estudos de Línguas Indígenas

Organizado por Andrew Nevins e Bruna Franchetto

Passaram-se seis anos desde o primeiro número de Linguí∫tica dedicado exclusivamente a estudos de línguas indígenas. Uma breve introdução mencionava a necessidade de contribuir de algum modo para o fortalecimento e salvaguarda das línguas nativas ainda existentes no Brasil, através da divulgação de resultados de pesquisas recém realizadas ou em andamento, por parte de linguistas brasileiros estabelecidos ou no final de sua formação de doutorado.

v. 10, n. 1 (2014): Tema Livre

Organizado por Aleria Cavalcante Lage (UFRJ), Marcia Damaso Vieira (UFRJ) e Gean Nunes Damulakis (UFRJ)

Este número da Revista Linguística é de tema livre; por isso, e pelo fato de as submissões de artigos terem sido subsequentes ao bem sucedido II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em setembro de 2013, foi possível reunir, além das seções fixas de Entrevista, Resenha (Critical Review) e Squib, uma quantidade bem acima da habitual de artigos.


2013

v. 9, n. 2 (2013): Mudança Linguística

Organizado por Maria Maura Cezario (UFRJ) e Vera Lúcia Paredes Silva (UFRJ)

O tema deste número, Mudança Linguística, esteve relegado a segundo plano por cerca de meio século, com o advento da chamada Linguística Moderna, assim considerada a partir da publicação póstuma do Curso de Linguística Geral (1916), de Ferdinand de Saussure. O linguista suíço, ao propor a dicotomia sincronia/ diacronia, pretendeu demonstrar que também era possível fazer ciência linguística operando um corte no fator tempo.

v. 9, n. 1 (2013): Sintaxe e Semântica Formais

Organizado por Alessandro Boechat de Medeiros (UFRJ)

O tema do primeiro número do nono volume da Revista LinguíStica é sintaxe e semântica formais. Sua abrangência atraiu trabalhos com uma considerável diversidade de questões de interesse e abordagens bastante variadas para tais questões. O volume traz dois squibs, uma entrevista, uma resenha e dez artigos. Trabalhos de indiscutível qualidade, como se verá nas páginas a seguir.


2012

v. 8, n. 2 (2012): Correferência anafórica: representação, aquisição e processamento

Organizado por Marcus Maia (UFRJ/CNPq)

O presente número da Revista LinguíStica tem como tema a representação, a aquisição e o processamento da correferência anafórica.

v. 8, n. 1 (2012): Análises Linguísticas Segundo Modelos Baseados no Uso

Organizado por Maria da Conceição de Paiva (UFRJ) e Maria Luiza Braga (UFRJ)

Os artigos que integram este volume partilham os pressupostos que assumem a interrelação entre forma e função e a conjugação entre os eixos sincrônico e diacrônico. O primeiro conjunto de trabalhos é mais centrado numa abordagem cognitiva e, mais especificamente, nos pressupostos da Gramática de Construções.


2011

v. 7, n. 2 (2011): Neurociência da Linguagem

Organizado por Aniela Improta França (UFRJ)

Este número da Revista LinguiStica é sobre Neurociência da Linguagem, um campo eminentemente interdisciplinar que envolve profissionais da linguística, psicologia, fonoaudiologia, ciência da computação, engenharia entre outros. A Neurociência da Linguagem deriva da Neurolinguística, esta já praticada desde o século XIX, quando se estabeleceu também como um campo interdisciplinar dedicado ao estudo das patologias da linguagem.

v. 7, n. 1 (2011): Teoria fonológica, variação e arquitetura de gramática

Organizado por Marília Facó Soares (UFRJ)

Especialmente dedicado a questões de teoria fonológica, variação e arquitetura de gramática, este número congrega artigos voltados para desenvolvimentos recentes em teoria fonológica, a relação entre esses desenvolvimentos e o tratamento de sequências sonoras em competição e, ainda, das informações relevantes em situações de interface.


2010

v. 6, n. 2 (2010): Linguística Cognitiva

Organizado por Lilian Ferrari (UFRJ)

Este número da Revista LinguíStica é um convite a todos aqueles que se interessam pela Linguística Cognitiva para que tomem contato com pesquisas de alta qualidade teórica, que têm como enfoque principal a análise do Português.

v. 6, n. 1 (2010): Pesquisa em Linguística

Organizado por Christina Abreu Gomes (UFRJ)

Este número da Revista LinguíStica é dedicado a divulgar trabalhos de diversas áreas da Linguística, procurando, assim, refletir a diversidade teórica da pesquisa em Linguística. Esta publicação reúne contribuições de pesquisadores/professores de diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior.


2009

v. 5, n. 2 (2009): Estudos Linguísticos, Inovação e Tecnologia

Organizado por Maria Cecilia Mollica (UFRJ)

A Revista LinguíStica da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, neste V. 5 N. 2, oferece a oportunidade para a comunidade científica da área de Ciência da Linguagem Humana conhecer o que há de mais recente sobre o tema Estudos Linguísticos, Inovação e Tecnologia.

v. 5, n. 1 (2009): Métodos de Pesquisa

Organizado por Marcus Maia (UFRJ)

Este oitavo número da Revista LinguiStica é dedicado ao tema “métodos de pesquisa”. A especialização cada vez maior das diferentes subáreas da Linguística acaba por dificultar que se mantenha uma perspectiva mais abrangente e integrativa, que possa garantir alguma unidade na diversidade de abordagens, de modo que, em um panorama necessariamente complexo, se consiga ainda encontrar complementaridade e diálogo, ao invés de conflito irremediável.


2008

v. 4, n. 2 (2008): Línguas Indígenas

Organizado por Bruna Franchetto (UFRJ)

Este número da revista é dedidaco às línguas indígenas, como modesta contribuição a uma homenagem à diversidade, vitalidade e riqueza das línguas nativas ainda faladas no Brasil. Para mais de duzentas etnias, são mais de cento e cinqüenta línguas, pertencentes a dois troncos maiores, quarenta famílias e uma dezena de línguas isoladas.

v. 4, n. 1 (2008): Mecanismos funcionais do uso da língua

Organizado por Celso Vieira Novaes (UFRJ)

Desde sua criação, a revista Lingüística vem mantendo a tendência de, a cada número, privilegiar uma linha de pesquisa, podendo assim dar espaço a publicações de pesquisas em diferentes áreas. Seguindo essa tendência, este número é dedicado à linha “Mecanismos funcionais do uso da língua” e conta com contribuições de autores nacionais e estrangeiros.


2007

v. 3, n. 2 (2007): Gramática Gerativa

Organizado por Celso Vieira Novaes (UFRJ)

Os trabalhos aqui apresentados se caracterizam por discutir direta ou indiretamente dados do português do Brasil, constituindo assim uma contribuição importante para o entendimento da sintaxe como um todo e, em particular, para o entendimento da sintaxe do português (do Brasil).

v. 3, n. 1 (2007): Princípios Atuantes no Uso Linguístico

Organizado por Celso Novaes

Este número da revista reúne artigos sobre variação na fala e na escrita, resultados do projeto PRINCÍPIOS ATUANTES NO USO LINGÜÍSTICO: TENSÃO E SISTEMATIZAÇÃO, desenvolvido no período de 2001 a 2004 por pesquisadores do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL), integrado por professores de várias universidades federais do Brasil e sediado na UFRJ.


2006

v. 2, n. 2 (2006): I Workshop de Lingüística Cognitiva

Organizado por Lilian Vieira Ferrari (UFRJ)

O presente volume da Revista Lingüística reúne trabalhos selecionados de participantes do I Workshop de Lingüística Cognitiva, realizado em maio de 2006 na Faculdade de Letras/UFRJ. O evento marcou a primeira atividade resultante do estabelecimento formal de intercâmbio acadêmico entre a Universidade Aberta de Lisboa e os Programas de Pós-Graduação em Lingüística e em Letras Vernáculas da UFRJ, envolvendo docentes e alunos que desenvolvem pesquisas na área.

v. 2, n. 1 (2006): Mecanismos Funcionais do Uso da Língua

Organizado por Lilian Vieira Ferrari (UFRJ)

O presente número da Revista LingüíStica marca uma nova etapa do periódico, após seu lançamento em 2005. Os artigos aqui reunidos refletem uma abordagem teórica ainda não contemplada no volume anterior, relacionada à linha de pesquisa “Mecanismos Funcionais do Uso da Língua”.


2005

v. 1, n. 2 (2005): Aquisição e Processamento Linguístico

Organizado por Lilian Vieira Ferrari

O segundo número da revista Lingüística dá continuidade à publicação de estudos relacionados à linha “Gramática na Teoria Gerativa”, que teve início no primeiro número. Manteve-se portanto, o enfoque em pesquisas relacionadas às áreas de aquisição e processamento lingüístico e em pesquisas experimentais em neurolingüística.

v. 1, n. 1 (2005): Workshop de Processamento

Organizado por Lilian Vieira Ferrari

Este primeiro número da revista Lingüística publica um conjunto de trabalhos apresentados e discutidos no Workshop de Processamento, realizado sob coordenação do Prof Dr Marcus Maia no período de 25 a 29 de abril de 2005, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFRJ.


1 a 32 de 32 itens