Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 17 n. 2 (2021): Linguística e Educação
v. 17 n. 2 (2021): Linguística e Educação
Organização: Ana Paula Quadros Gomes. Gean Nunes Damulakis e Maria Cecilia Mollica
Publicado:
2021-06-21
Edição completa
PDF
Apresentação
Linguística e Educação
Gean Nunes Damulakis, Maria Cecilia Mollica, Ana Paula Quadros Gomes
7
PDF
Entrevista
Entrevista com Stella Maris Bortoni-Ricardo para a Revista Linguíʃtica
Maria Cecília Mollica
8-11
PDF
Artigos
Novos tempos, novas perspectivas: ressignificando a escrita reflexiva na formação inicial de professores na construção do letramento didático-digital
Ana Patrícia Sá Martins
12-36
PDF
O exame de crenças, estereótipos e atitudes linguísticas na formação do professor: uma via para ensino do pensamento crítico
Taís Bopp da Silva
37-56
PDF
Linguística, ensino e a perspectiva do professor de Português: um primeiro olhar
Ana Regina Calindro, Alice Corr
57-83
PDF
Semelhanças e diferenças entre os conceitos de Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Linguística Ativa
Eloisa Pilati
108-122
PDF
Construção de imagens pela gramática: uma proposta de jogo
Wagner Rodrigues Silva, Roseane Ferreira, Elton Vieira Guimarães, Jaquelene Mendes, Kiahra Antonella, Andreia Cristina Fidelis
84-107
PDF
Estratégias de indeterminação do sujeito na escrita de estudantes: das normas Linguísticas à norma padrão
Bruno Humberto da Silva
123-143
PDF
A BNCC em perspectiva dialógica: focalizando a alteridade no discurso político-pedagógico contemporâneo
Guilherme Brambila
144-156
PDF
O conceito de texto e a abordagem do texto literário em livros didáticos
Camila Maria dos Santos Silva, Cláudio Márcio Ferreira Cavalcanti
157-174
PDF
How can linguists support language revitalization efforts in the Brazilian context?
Luiz Amaral
175-193
PDF (English)
“A linguística que aprendi, a linguística que ensinei, a linguística que levaria para a escola”: um diálogo com Rodolfo Ilari
Sandra Quarezemin, Rodolfo Ilari
194-205
PDF
A vez da “metalinguagem”: por uma análise sintática “crítica” na educação básica
Aquiles Tescari Neto
206-230
PDF
Autonomia, consciência e complexidade na língua em uso: uma abordagem cognitiva
Maria Célia Lima-Hernandes, Renata Barbosa Vicente
231-253
PDF
Contribuições da Semântica Formal para a investigação de sintagmas nominais do português em sala de aula
Luciana Sanchez-Mendes
254-269
PDF
Por uma abordagem filosófica da reflexão linguística na reescrita e na autoria
Teresa Cristina Wachowicz, Denise Miotto Mazocco
270-291
PDF
Uso de artigos definidos em redações escolares
Hadinei Ribeiro Batista
292-302
PDF
Análise da eficácia de uma proposta Sociolinguística no ensino de pessoas com transtorno do espetro autista
Aroldo Pereira da Rosa
303-315
PDF
Alfabetização e letramento: um olhar para o processo de aprendizagem de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA)
Simone Martins dos Santos, Zenaide Dias Teixeira, Marcelo Duarte Porto
316-332
PDF
Gramática contextualizada e letramento crítico: o uso dos adjetivos modalizadores no conto Lumbiá, de Conceição Evaristo
Gustavo Henrique Viana Lopes, Francisca Rebeca de Lima Xavier
333-355
PDF
Racismo e linguagem: traçando caminhos para uma educação antirracista
Juliana Araújo de Andrade, Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti
356-366
PDF
Inglês na primeira infância: educação bilíngue no Brasil
Giovana Maria Carvalho Martins, Thereza Cristina de Souza Lima
367-380
PDF
Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais: uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética
Laura Castilhos Schereschewsky, Ubiratã Kickhöfel Alves
381-408
PDF
Relação entre nível de proficiência e padrões de uso da Língua Inglesa: a influência de recursos audiovisuais
Cândido Oliveira, Augusto Moura, Karina Canabrava
409-428
PDF
O campo das “língua(gens)” na BNCC: uma reflexão sobre o ensino de português e inglês
Shelton Lima de Souza, Valda Inês Fontenele Pessoa
445-463
PDF
Resenha
Relações entre violência e educação: desafios para a escola brasileira
Alessandra Helena Ferreira, Bianca Silva Santana, Edenize Ponzo Peres
429-435
PDF
Squib
Da BNCC ao projeto de ações interdisciplinares: (ensino – pesquisa – extensão na educação básica)
Sergio Nunes de Jesus, Celso Ferrarezi Junior, Elizângela Ataíde de Souza Morais
436-444
PDF
Sobre esta edição
1-6
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Navegar