O exame de crenças, estereótipos e atitudes linguísticas na formação do professor: uma via para ensino do pensamento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42830

Palavras-chave:

crenças e atitudes linguísticas, estereótipos, pensamento crítico, cinema na sala de aula

Resumo

Este artigo empreende uma reflexão a partir de uma atividade pautada em uma estratégia didática sobre crenças e atitudes linguísticas, desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Letras, com intuito fomentar o pensamento crítico sobre a língua. Pensar a língua criticamente constitui competência fundamental para o professor de língua portuguesa que almeja contribuir para a formação de uma sociedade que pense sua língua de modo mais criterioso, com menor consideração a critérios valorativos e a representações linguísticas estereotipadas. Os participantes da atividade que deu origem às reflexões apresentadas neste artigo foram 22 estudantes de Licenciatura em Letras, os quais foram convidados a assistir à comédia dramática “Domésticas, o filme” e a responder um questionário de atitudes linguísticas sobre as personagens retratadas na trama. O inquérito sobre atitudes linguísticas indicou que o grupo pesquisado consegue estabelecer relação entre critérios extralinguísticos e variação linguística; por outro lado, não foi possível afirmar, com base nas respostas, que os participantes rejeitam a ideia de identidade entre o estereótipo linguístico e o grupo retratado por esse estereótipo. Os resultados do teste de atitudes geraram reflexões, que são tema do presente artigo e que foram transformadas em tópicos para uma roda de conversa com os participantes, a qual visou promover uma reflexão crítica acerca de crenças estereotipadas, atitudes e preconceitos linguísticos.

Biografia do Autor

Taís Bopp da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Estudos da Linguagem (UFRGS), professora associada do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq "Linguagem, cognição e cultura" e, atualmente, o projeto de pesquisa “Metacognição e pensamento crítico no aprendizado de linguística”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculty of Social and Behavioural Sciences, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, durante o período 2019-2020. 

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Publicado

2021-06-21