Alfabetização e letramento: um olhar para o processo de aprendizagem de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42788

Palavras-chave:

alfabetização e letramento, autismo, competências afetivas

Resumo

Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem manifestar dificuldades consideráveis na aquisição da linguagem tanto na modalidade oral, quanto na modalidade escrita. O presente estudo busca entender a complexidade das manifestações anômalas do TEA. Embora a etiologia seja complexa e haja muitas contradições sobre o que realmente é autismo, a manifestação e o diagnóstico clínico se dão por meio de características como a dificuldade para interagir socialmente, a demora na aquisição da linguagem e a dificuldade no domínio da linguagem: ecolalia, comportamento coibitivo e repetitivo. Nesse sentido, compreendendo os processos de alfabetização e letramento como fundamentais na formação do cidadão, investigamos as principais características do TEA, bem como os métodos mais eficazes para alfabetizar e letrar uma criança com este transtorno.

Biografia do Autor

Simone Martins dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Simone Martins dos Santos é graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília (UCB); e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Luziânia.

Zenaide Dias Teixeira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Zenaide Dias Teixeira é Pós-Doutora pela Universidade de Brasília em Sociolinguística Educacional. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Docente do Ensino Superior desde 2006 e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2010. Atuou como coordenadora de pesquisa em 2015 (UEG/Câmpus Luziânia). Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia (UEG/Câmpus Luziânia) em 2015, 2017, 2018 e 2019. É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC (CNPq) e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG (Unidade Universitária de Luziânia).

Marcelo Duarte Porto, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Marcelo Duarte Porto é Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999), Mestre (2002) e Doutor (2008) em Psicologia pela mesma instituição. Professor na Universidade Estadual de Goiás desde 2004. Atualmente coordena o Mestrado Interdisciplinar em Gestão, Educação e Tecnologia da UEG.  Atua também como docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. É Presidente da Academia de Letras de Brasília (ACLEB).

Downloads

Publicado

2021-06-21