Alfabetização e letramento: um olhar para o processo de aprendizagem de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42788Palavras-chave:
alfabetização e letramento, autismo, competências afetivasResumo
Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem manifestar dificuldades consideráveis na aquisição da linguagem tanto na modalidade oral, quanto na modalidade escrita. O presente estudo busca entender a complexidade das manifestações anômalas do TEA. Embora a etiologia seja complexa e haja muitas contradições sobre o que realmente é autismo, a manifestação e o diagnóstico clínico se dão por meio de características como a dificuldade para interagir socialmente, a demora na aquisição da linguagem e a dificuldade no domínio da linguagem: ecolalia, comportamento coibitivo e repetitivo. Nesse sentido, compreendendo os processos de alfabetização e letramento como fundamentais na formação do cidadão, investigamos as principais características do TEA, bem como os métodos mais eficazes para alfabetizar e letrar uma criança com este transtorno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)