O conceito de texto e a abordagem do texto literário em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42654Palavras-chave:
livro didático, conceito de texto, texto literário.Resumo
Neste artigo, discorre-se sobre os conceitos de texto que embasam o tratamento de textos literários pelos livros didáticos. Para esse estudo, analisa-se enunciados de questões de interpretação de textos presentes em seções de Literatura em dois livros didáticos adotados em escolas públicas no estado do Ceará, para o Ensino Médio. Objetivou-se analisar quais os conceitos de texto sugeridos pelos livros didáticos nas abordagens de textos literários. Foi possível tecer algumas considerações sobre como essas abordagens podem repercutir no ensino e na aprendizagem da leitura desses textos. Norteados pelas reflexões da Linguística Textual e da teoria da complexidade, mormente nas ideias de Koch (2001 e 2009), Marcuschi (2003 e 2012), Demo (2002) e Franco (2011), foi possível identificar alguns conceitos de texto a partir da análise de algumas questões de interpretação de textos literários. Observou-se também, nesse estudo, que as atividades de interpretação de textos literários nos livros didáticos ainda tratam o texto como pretexto, sem elucidar a necessária interação entre texto e leitor, defendida pela concepção de texto sob a perspectiva da complexidade e pelos mais recentes estudos da Linguística Textual.Downloads
Publicado
2021-06-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)