O conceito de texto e a abordagem do texto literário em livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42654

Palavras-chave:

livro didático, conceito de texto, texto literário.

Resumo

Neste artigo, discorre-se sobre os conceitos de texto que embasam o tratamento de textos literários pelos livros didáticos. Para esse estudo, analisa-se enunciados de questões de interpretação de textos presentes em seções de Literatura em dois livros didáticos adotados em escolas públicas no estado do Ceará, para o Ensino Médio. Objetivou-se analisar quais os conceitos de texto sugeridos pelos livros didáticos nas abordagens de textos literários. Foi possível tecer algumas considerações sobre como essas abordagens podem repercutir no ensino e na aprendizagem da leitura desses textos. Norteados pelas reflexões da Linguística Textual e da teoria da complexidade, mormente nas ideias de Koch (2001 e 2009), Marcuschi (2003 e 2012), Demo (2002) e Franco (2011), foi possível identificar alguns conceitos de texto a partir da análise de algumas questões de interpretação de textos literários. Observou-se também, nesse estudo, que as atividades de interpretação de textos literários nos livros didáticos ainda tratam o texto como pretexto, sem elucidar a necessária interação entre texto e leitor, defendida pela concepção de texto sob a perspectiva da complexidade e pelos mais recentes estudos da Linguística Textual.

Biografia do Autor

Camila Maria dos Santos Silva, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Graduada em Letras/ Português/ Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista no Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará, atua como Professora da Educação Básica na rede pública de educação do Estado do Ceará.

Cláudio Márcio Ferreira Cavalcanti, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará, atua como Professor da Educação Básica na rede pública de educação do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-06-21