Linguística, ensino e a perspectiva do professor de Português: um primeiro olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a48293

Palavras-chave:

linguística e ensino, linguística pedagógica, ensino e aprendizagem de português, PL1, PL2

Resumo

Há pelo menos 20 anos, linguistas teóricos têm discutido a necessidade de haver uma interação entre as descobertas das pesquisas formais e o ensino de línguas (cf. MOURA NEVES, 2003; VIEIRA; BRANDÃO, 2007; OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016; PILATI, 2017; MAIA, 2019; GUESSER; RECH, 2020, entre outros). Porém, ao analisarmos os materiais didáticos de ensino de português como língua primeira (PL1) e como segunda (PL2) (cf. CALINDRO, 2019; CALINDRO; RODRIGUES, 2021, no prelo), é notável que essa interface não tem sido bem sucedida. Ademais, os resultados que os estudantes brasileiros vêm obtendo em testes internacionais, como o Pisa, não têm sido satisfatórios. Os professores, por sua vez, têm um papel decisivo ao contribuir com as experiências e resultados de aprendizagem dos estudantes. Tendo isso em mente, conduzimos uma pesquisa e análise temática das perspectivas dos docentes (de PL1 e PL2) em relação ao ensino e aprendizagem de português na sala de aula, com foco nas necessidades pedagógicas dos professores, conhecimento do conteúdo, e avaliação dos materiais didáticos disponíveis no mercado. A pesquisa foi realizada através de um questionário que utilizou a escala Likert para medir a perspectiva dos professores. Através de uma primeira análise dos resultados, percebe-se que os professores têm consciência de alguns temas caros aos estudos linguísticos, como a importância de valorizar todas as variedades de uma língua. Porém, em outros aspectos, como a noção de gramática distinta da sua acepção como norma-padrão, já não parece ser tão clara aos participantes. Logo, este artigo traz contribuições importantes para a reflexão dos linguistas preocupados em divulgar os resultados de suas pesquisas de forma eficaz para que seus possam beneficiar tanto professores como alunos.

Biografia do Autor

Ana Regina Calindro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde agosto de 2018. Membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ (POSLING) desde de 2019. Foi professora visitante no Departamento de Línguas Modernas da Universidade de Birmingham em 2019. Atuou como professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2016 a 2018). Possui bacharelado em Linguística e bacharelado / licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) (2006), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2014/2015). Realizou um estágio de pós-doutorado em linguística na Unicamp (2016). Realizou uma visita de capacitação na Universidade de Cambridge, em janeiro de 2022, através do Capes-Print. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Línguas Românicas com ênfase em teoria e análise linguística, análise linguística de línguas indígenas brasileiras, sintaxe, sintaxe diacrônica, linguística histórica, variação e mudança linguística, linguística computacional, interface entre teoria linguística e ensino, ensino de línguas estrangeiras, ensino de gramática do português e português como segunda língua

Alice Corr, University of Birmingham (UK)

Possui doutorado em Doutorado em Linguística Teórica e Aplicada pela University of Cambridge(2017). Atualmente é Professor adjunto (Assistant Professor) da University of Birmingham. Tem experiência na área de Lingüística.

Downloads

Publicado

2021-06-21