Por uma abordagem filosófica da reflexão linguística na reescrita e na autoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42821

Palavras-chave:

reescrita, gramática, autoria, ensino de língua.

Resumo

A reescrita e a autoria são dois dos principais temas da discussão atual em torno do ensino de língua. O objetivo deste trabalho consiste em resgatar teoricamente os conceitos subjacentes ao debate e defender o caráter naturalístico das atividades de linguagem que embasam a escrita do aluno. Com relação à reescrita, propomos que, antes de a abordarmos como uma proposta metodológica à sala de aula, há uma atividade de reflexão linguística, racional e inconsciente, o que Culioli (1995) nomeou como ‘atividade epilinguística’ que pode nortear a produção escrita escolar sob o pressuposto de uma gramática já presente no aluno. Igualmente, em uma concepção de autoria que a tome como parte constitutiva e natural de qualquer texto, como em Amossy (2016), propomos que o aluno se insere explicitamente como autor de seu texto quando tem autonomia e contexto para suas escolhas linguísticas e discursivas, muito mais do que quando adere a modelos textuais prévios. Nesse sentido, gramática e estilo, juntos, condicionam a criatividade nos processos comunicativos (FRANCHI, 2006), em que se incluem as redações escolares.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Wachowicz, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Letras pela mesma instituição (1997), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2003). Em 2010, realizou um pós-doutoramento na área de Aquisição de Linguagem na Universidade de Campinas. Atua como docente no Departamento de Literatura e Linguística da Universidade Federal do Paraná; atualmente como Adjunta IV. Em nível de pós-graduação, é professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, orientando mestrado e doutorado, e coordenando dois laboratórios: O Laboratório de Aquisição de Linguagem (LAL) e o Laboratório de Estudos no Ensino de Línguas e Literaturas (LEELL). Entre 2021 e 2023, assume a coordenação do PPGLetras/UFPR. Tem experiência na área de Semântica Formal, Semântica Lexical e Semântica Cognitiva, investigando principalmente os seguintes temas: tempo, aspecto, evento e aquisição de categorias semânticas. Tem igualmente trabalhos na intersecção entre gramática e discurso, focando na área de ensino de língua portuguesa.

Denise Miotto Mazocco, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011) e graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2012). É mestre e doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Escritora, tem publicação em literatura infantil, não infantil e livro didático.

Downloads

Publicado

2021-06-21