Por uma abordagem filosófica da reflexão linguística na reescrita e na autoria
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42821Palavras-chave:
reescrita, gramática, autoria, ensino de língua.Resumo
A reescrita e a autoria são dois dos principais temas da discussão atual em torno do ensino de língua. O objetivo deste trabalho consiste em resgatar teoricamente os conceitos subjacentes ao debate e defender o caráter naturalístico das atividades de linguagem que embasam a escrita do aluno. Com relação à reescrita, propomos que, antes de a abordarmos como uma proposta metodológica à sala de aula, há uma atividade de reflexão linguística, racional e inconsciente, o que Culioli (1995) nomeou como ‘atividade epilinguística’ que pode nortear a produção escrita escolar sob o pressuposto de uma gramática já presente no aluno. Igualmente, em uma concepção de autoria que a tome como parte constitutiva e natural de qualquer texto, como em Amossy (2016), propomos que o aluno se insere explicitamente como autor de seu texto quando tem autonomia e contexto para suas escolhas linguísticas e discursivas, muito mais do que quando adere a modelos textuais prévios. Nesse sentido, gramática e estilo, juntos, condicionam a criatividade nos processos comunicativos (FRANCHI, 2006), em que se incluem as redações escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)