Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais: uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42599Palavras-chave:
sistemas dinâmicos complexos, voice onset time, instrução fonética.Resumo
À luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos e também no sistema como um todo. O presente estudo investiga as mudanças nos padrões de produção de Voice Onset Time do subsistema de Inglês-L2 e suas implicações no subsistema de Francês-L3 de cinco aprendizes brasileiros de Inglês-L2 e Francês-L3 como línguas adicionais. Esse estudo longitudinal foi conduzido no decorrer de 3 meses (12 pontos de coleta) e contou com uma intervenção de seis sessões de instrução fonética em Inglês-L2 entre as semanas 4 e 9. Análises de correlações móveis (moving correlations) (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) em janelas móveis de 7 e 3 pontos trazem insumos empíricos acerca da inter-relação das línguas adicionais num contexto multilíngue.
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