Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais: uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42599

Palavras-chave:

sistemas dinâmicos complexos, voice onset time, instrução fonética.

Resumo

À luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos e também no sistema como um todo. O presente estudo investiga as mudanças nos padrões de produção de Voice Onset Time do subsistema de Inglês-L2 e suas implicações no subsistema de Francês-L3 de cinco aprendizes brasileiros de Inglês-L2 e Francês-L3 como línguas adicionais. Esse estudo longitudinal foi conduzido no decorrer de 3 meses (12 pontos de coleta) e contou com uma intervenção de seis sessões de instrução fonética em Inglês-L2 entre as semanas 4 e 9. Análises de correlações móveis (moving correlations) (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) em janelas móveis de 7 e 3 pontos trazem insumos empíricos acerca da inter-relação das línguas adicionais num contexto multilíngue.

Biografia do Autor

Laura Castilhos Schereschewsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) CAPES

Mestre em Letras (Psicolinguística) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área de Desenvolvimento Fonético-Fonológico de Línguas Adicionais.

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / CNPq

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Línguas Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-06-21