Construção de imagens pela gramática: uma proposta de jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42659

Palavras-chave:

ensino de língua, educação científica, linguística sistêmico-funcional

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para o estudo da gramática da Língua Portuguesa (LP), mediado por jogos didáticos analógicos e digitais, elaborados a partir da abordagem da educação científica, desenvolvida no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (SILVA, 2019, 2020a, 2021a). Para a materialização da referida proposta, apresentamos um estudo comparativo sobre alguns enfoques de grupos preposicionais em gramáticas normativas (BECHARA, 2009; LIMA, 2011) e descritivas (PERINI, 2016), assumindo mais diretamente a abordagem da gramática sistêmico-funcional (EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; THOMPSON, 2014). Apresentamos ainda um exemplo de jogo didático elaborado por professores da escola básica e docente de universidade pública, no âmbito do Programa Ciência na Escola, financiado pelo Governo Federal brasileiro. Este artigo se configura num estudo bibliográfico e no compartilhamento de material didático para o ensino de língua materna. Os encaminhamentos apresentados fomentam o estudo produtivo da gramática em aulas de LP a partir da produção de jogos didáticos. Essa estratégia pedagógica pode proporcionar a familiarização dos alunos com práticas conscientes de reflexão sobre a língua, preparando-os para um trabalho escolar informado pela abordagem da educação científica em aulas de língua. 

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

Roseane Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Licenciada em Pedagogia e Bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC-AF), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas.

Elton Vieira Guimarães, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO)

Possui licenciatura em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Mestre Profissional em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorando em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor de educação básica (PROEB), lotado na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) do Estado do Tocantins. Tem experiência em Letramento docente e Linguística Aplicada.

Jaquelene Mendes, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (Semed/MA)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019 - Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, no Câmpus de Araguaína). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (ProfLetras 2018 - Câmpus Araguaína). Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2009). Especialista em Neuropicopedagogia e Educação Inclusiva - Pós- Graduação Lato Sensu - Censupeg (2015). Estuda Especialização Lato Sensu em Metodologias Ativas na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA-MA - MSMa). Atualmente é Professora-Formadora no Setor Pedagógico de Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (Semed - MA). Desenvolve estudos na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos estudos do letramento, educação científica, letramento científico e letramento literário, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, produção de material didático, práticas de escrita e de leitura, formação de professores e metodologias ativas na educação. Atua como professora de língua e literatura no ensino básico.

Kiahra Antonella, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

É mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína-TO. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2012). Tem experiência em docência na Educação Básica, em coordenação tecnológica e como formadora do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA/MEC/UFT, responsável por preparar profissionais da escola para o uso integrado das tecnologias digitais ao currículo. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Inglesa na rede estadual de ensino do Tocantins bem como em cursos de graduação pelo Instituto particular IDESP Educacional. Atualmente é professora efetiva da educação básica e tecnológica do Instituto Federal do Tocantins ( IFTO). Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura ( Linguística Aplicada) pela UFT desde de 2019.

Andreia Cristina Fidelis, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Secretaria de Educaçaõ do Estado do Pará (SEDUC/PA)

Possui licenciatura em Pedagogia e Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Pedagogia Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (FACINTER), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) . Atualmente é professora efetiva e coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino no Município de Conceição do Araguaia- Pará. Na rede municipal atuou como formadora do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e como articuladora do Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação.

Downloads

Publicado

2021-06-21