Relação entre nível de proficiência e padrões de uso da Língua Inglesa: a influência de recursos audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42795

Palavras-chave:

aquisição de L2, proficiência, gêneros audiovisuais

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo lançar luz sobre a relação entre nível de proficiência e padrões de uso do inglês como segunda língua (L2). O entendimento sobre quais padrões de uso possuem maior interação com maiores níveis de proficiência traz sugestões não triviais acerca de hábitos que podem receber maior incentivo para o desenvolvimento dessa L2. Analisamos a proficiência e os padrões de uso do inglês como L2 de 133 participantes do ensino médio técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A proficiência foi operacionalizada por meio de um teste de associação de palavras, o Vocabulary Levels Test ou VLT (NATION, 1990) e os padrões de uso foram investigados com perguntas retiradas do Questionário de Levantamento de Usos de Línguas (VALADARES, 2017). Nossos resultados indicaram que os itens (i) jogar games com falas em inglês (p = 0.014) (ii) assistir vídeos em inglês (p = 0.024) e (iii) acessar informações em inglês na internet (p = 0.003) explicam a variação de proficiência entre os participantes. Esses resultados sugerem que o desenvolvimento do inglês como L2 pode ser potencializado pelo contato com gêneros audiovisuais e com a internet nesse idioma.

Biografia do Autor

Cândido Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Possui licenciatura em língua inglesa (2010), mestrado (2013) e doutorado (2016) em estudos linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação, realizou um intercâmbio acadêmico com duração de um semestre na University of Wisconsin (EUA) e durante o doutorado realizou um estudo de campo na City University of New York (EUA) também com duração de um semestre. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa da Fullbright na St. John's University (EUA). Atualmente é professor de língua inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG) . Possui experiência com ensino de língua inglesa presencial e a distância e é embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística no CEFET-MG. Desenvolve trabalhos na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) aprendizibilidade na aquisição da L2, (2) processamento linguístico na L2 e (3) métodos experimentais em estudos linguísticos.

Augusto Moura, Universidade Federal de Minas Gerais /Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - UFMG/CEFET-MG

Graduando em licenciatura em língua inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e participa do projeto de pesquisa de Iniciação Científica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem interesse na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, com foco seguintes temas: bilinguismo, aquisição de segunda língua, processamento de linguagem. Estudante no grupo de pesquisa Cognição, Processamento e Aquisição de Linguagem (CogProA), vinculado ao laboratório de Psicolinguística da UFMG.

Karina Canabrava, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Mestre em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano pelo programa de Pós Graduação em Educação Física UFV/UFJF (2011-2013). Pós Graduação Lato Sensu em Programa de Saúde da Família pela Universidade Gama Filho (2012-2013). Doutora em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2017).

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Publicado

2021-06-21