Relação entre nível de proficiência e padrões de uso da Língua Inglesa: a influência de recursos audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42795Palavras-chave:
aquisição de L2, proficiência, gêneros audiovisuaisResumo
A presente pesquisa tem como objetivo lançar luz sobre a relação entre nível de proficiência e padrões de uso do inglês como segunda língua (L2). O entendimento sobre quais padrões de uso possuem maior interação com maiores níveis de proficiência traz sugestões não triviais acerca de hábitos que podem receber maior incentivo para o desenvolvimento dessa L2. Analisamos a proficiência e os padrões de uso do inglês como L2 de 133 participantes do ensino médio técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A proficiência foi operacionalizada por meio de um teste de associação de palavras, o Vocabulary Levels Test ou VLT (NATION, 1990) e os padrões de uso foram investigados com perguntas retiradas do Questionário de Levantamento de Usos de Línguas (VALADARES, 2017). Nossos resultados indicaram que os itens (i) jogar games com falas em inglês (p = 0.014) (ii) assistir vídeos em inglês (p = 0.024) e (iii) acessar informações em inglês na internet (p = 0.003) explicam a variação de proficiência entre os participantes. Esses resultados sugerem que o desenvolvimento do inglês como L2 pode ser potencializado pelo contato com gêneros audiovisuais e com a internet nesse idioma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)