A BNCC em perspectiva dialógica: focalizando a alteridade no discurso político-pedagógico contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a40775

Palavras-chave:

BNCC, alteridade, políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos discutir e problematizar como o discurso institucional da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) se relaciona com a alteridade em seus posicionamentos sobre a educação brasileira. A partir da luz do pensamento bakhtiniano sobre a alteridade (BAKHTIN, 2011), alguns excertos da BNCC são utilizados em uma análise de base dialógica (BAKHTIN, 2010; SOBRAL; GIACOMELLI, 2016; MAGALHÃES; SILVA, 2016) e indiciária (GINZBURG, 1986), na busca por se entender que posições axiológicas percorrem o discurso institucional da BNCC ao lidar com a alteridade no contexto político-pedagógico brasileiro contemporâneo. Resultados da análise indicam a presença de pelo menos três eixos distintos que guiam a concepção de alteridade na BNCC e que refletem e refratam heranças históricas, culturais, sociais e discursivas que ainda são uma constante na formação identitária do brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Brambila, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Linguística pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL-UFES). Mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela mesma instituição. Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como língua materna e adicional. Compõe o corpo editorial da revista PERcursos Linguísticos (UFES). Realiza pesquisas inseridas nos estudos bakhtinianos, com interesse em produção textual em contexto escolar e acadêmico e Análise Dialógica do Discurso. Faz parte do GEBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), na Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-06-21