A BNCC em perspectiva dialógica: focalizando a alteridade no discurso político-pedagógico contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a40775Palavras-chave:
BNCC, alteridade, políticas educacionais.Resumo
O presente artigo tem como objetivos discutir e problematizar como o discurso institucional da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) se relaciona com a alteridade em seus posicionamentos sobre a educação brasileira. A partir da luz do pensamento bakhtiniano sobre a alteridade (BAKHTIN, 2011), alguns excertos da BNCC são utilizados em uma análise de base dialógica (BAKHTIN, 2010; SOBRAL; GIACOMELLI, 2016; MAGALHÃES; SILVA, 2016) e indiciária (GINZBURG, 1986), na busca por se entender que posições axiológicas percorrem o discurso institucional da BNCC ao lidar com a alteridade no contexto político-pedagógico brasileiro contemporâneo. Resultados da análise indicam a presença de pelo menos três eixos distintos que guiam a concepção de alteridade na BNCC e que refletem e refratam heranças históricas, culturais, sociais e discursivas que ainda são uma constante na formação identitária do brasileiro.
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