A vez da “metalinguagem”: por uma análise sintática “crítica” na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a41699

Palavras-chave:

atividades metalinguísticas, análise sintática crítica, ensino de gramática

Resumo

Ao discutir o lugar das atividades metalinguísticas na educação básica, o presente artigo tem por objetivo principal apresentar uma abordagem “crítica” de análise sintática a ser desenvolvida na Educação Básica, a “Análise Sintática Crítica”. O adjetivo “crítica” dado à abordagem deve ser entendido sobretudo pelo seu comprometimento em criar condições para que os alunos da educação básica realmente se vejam como produtores e autores da análise sintática. Como ingrediente metodológico para a análise sintática (a ser desenvolvida no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio), sugere-se que o professor valorize, junto aos alunos, as tarefas de julgamentos de gramaticalidade – expediente metodológico típico da investigação gerativista. Para o caso específico da classificação sintática dos constituintes, tal expediente levará em conta ocorrências em que coocorrem o constituinte cuja função sintática se deseja classificar com um outro constituinte supostamente de mesma classificação (sintática). O artigo recorre, no plano metodológico, a duas manchetes ambíguas de jornal para oferecer um passo a passo sobre como professor e alunos podem proceder na análise sintática “crítica”. Busca-se argumentar em favor da análise metalinguística e de sua importância na construção da argumentação.

Biografia do Autor

Aquiles Tescari Neto, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor do 'Departamento de Linguística', do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutor em "Scienze del Linguaggio" (Ciências da Linguagem) pela Università Ca' Foscari di Venezia, Itália. Obteve o título de Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciou-se em Letras (português e italiano) pela UNESP/São José do Rio Preto. É, atualmente, coordenador dos cursos de Licenciatura em Letras (UNICAMP), e editor adjunto da revista Cadernos de Estudos Linguísticos (ISSN 2447-0686). Suas áreas de interesse em pesquisas são: Sintaxe Gerativa das Línguas Naturais, Programa Cartográfico, categorias gramaticais da oração, ensino de gramática, tipologia linguística, ambiguidade estrutural, português brasileiro, português angolano e português moçambicano. Um detalhamento das atividades de seu laboratório de pesquisa, o LaCaSa, encontra-se no link: https://is.gd/LaCaSaUnicamp
 Site pessoal: https://is.gd/aquilestescarineto (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2021-06-21