Gramática contextualizada e letramento crítico: o uso dos adjetivos modalizadores no conto Lumbiá, de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42784

Palavras-chave:

gramática contextualizada, adjetivo, letramento crítico.

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor uma atividade para o ensino dos adjetivos, especialmente dos adjetivos modalizadores, à luz da Gramática Contextualizada, destacando o papel dessa categoria na construção do gênero conto. Considerando que o adjetivo atribui uma propriedade singular ao elemento que é denominado pelo substantivo, conforme Neves (2018, p. 283), percebe-se a relevância dessa categoria gramatical não só para os contos, mas para quaisquer gêneros de sequência narrativa. A relevância deste estudo está no fato de que, ao considerar a função social da gramática, contribui-se para que os estudantes desenvolvam sua competência comunicativa bem como o letramento crítico, o que os levará a atuarem de forma mais eficiente na interação com os mais diversos textos nas mais diversas situações. Além disso, julgamos a abordagem proposta neste estudo mais coerente com o que preconizam os documentos oficiais relacionados à educação básica, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Assumindo a concepção de linguagem como interação, defendemos que a gramática não pode ser estudada fora dos contextos de uso, sendo objetos de análise as funções que cada uma das categorias gramaticais cumpre na construção dos sentidos do texto. Esta proposta se apoia, portanto, nos pressupostos funcionalistas, a partir dos quais se enxerga a língua como um fenômeno social, um instrumento de comunicação, adaptável às pressões oriundas das diversas situações de interação em que é usado. 

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Viana Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2015). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2020) pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Letras (2019) pela mesma universidade, estudando, principalmente, sobre o ensino de gramática na educação básica à luz da Pedagogia da Variação e da Gramática Contextualizada. É Doutorando em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para a qual contribuiu, ainda, como elaborador de material didático e formador de pares.

Francisca Rebeca de Lima Xavier, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2012). É mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará (2018) e, atualmente, é doutoranda em linguística aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, contribuindo com estudos sobre o ensino de gramática na educação básica. Atua como professora da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, vinculada à Secretaria da Educação do Ceará.

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Publicado

2021-06-21