Performing for the future. The power of arts and the media in language revitalization.

Autores

  • José Antonio Flores Farfán CIESAS - Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social

Resumo

Nesta contribuição, apresentarei um projeto em andamento no campo da revitalização da linguagem com várias línguas indígenas no México. O projeto, que tem estado ativo há mais de duas décadas, é intitulado Projeto de Revitalização, Manutenção e Desenvolvimento Lingüistico e Cultural
(Revitalização da Língua e Cultura, Manutenção e Desenvolvimento) realizado em diferentes partes do México indígena por equipes de pesquisadores ativistas ndígenas e não- indígenas, equipes interculturais. Seus principais objetivos são orientados para a capacitação e empoderamento de
falantes de línguas indígenas mexicanas através de uma série de meios. Excepcionalmente, nos engajamos no desenvolvimento de métodos indiretos de revitalização da linguagem. Estes incluem o desenvolvimento de ofcinas informais de audiovisual com as realizadas nas comunidades e nas
línguas indígenas, especialmente com crianças. Nesses workshops, a idéia de revitalização indireta do PRMDLC baseia-se num modelo participativo informal, emergente e relacional. Revitalização indireta signifca que o público tem a prerrogativa de intervir ativamente se a motivação assim o ditar,
a qualquer momento, ainda que não seja obrigado. Desta forma, os oradores desenvolvem sua própria dinâmica com base na arte verbal indígena, incluindo trocadilhos, enigmas e outros gêneros literários orais que, por sua vez, foram produzidos em colaboração com eles em animações de alta qualidade que são apresentadas para desencadear a participação. Nesse sentido, os jogos de linguagem audiovisual permitem dinâmicas que vão além dos rituais escolares, geralmente repetitivos e desprovidos de
conteúdos relevantes, tendendo a inibir o conhecimento, o que é conhecido como o ‘paradoxo escolar'. Assim, a produção de materiais de alta qualidade em diferentes formatos fornece status para a lingua ameaçada, sendo os materiais produzidos em coautoria com equipes de artistas indígenas, com base em epistemologias locais e gêneros como enigmas, trava-línguas e contos. O projeto pretende inspirar um consumo cultural local, reunindo tradições antigas e novas em diferentes meios, favorecendo um
processo de revitalização pelo menos incipiente, conferindo prestígio às línguas e culturas locais e potencializando a sua estética no mundo multimídia contemporâneo e circulando nos lugares apropriados das comunidade, como por exemplo, as famílias. Ao mesmo tempo, procura-se impactar
a sociedade dominante, em uma dupla estratégia de empoderamento sociolingüístico e emancipação.

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Publicado

2017-05-31