Transitividade: do verbo à construção
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n1a15344Palavras-chave:
Transitividade. Construção. Linguística Funcional Centrada no Uso.Resumo
Neste artigo, discutimos a transitividade verbal. Mais especificamente, confrontamos a abordagem desse fenômeno segundo a tradição gramatical, a proposta do Funcionalismo norte-americano em sua versão clássica e a perspectiva funcional centrada no uso aliada à Gramática de Construções. Desse modo, buscamos focalizar, sobretudo, o deslocamento da visão centrada na oração, que considera a gradiência das relações entre o verbo e seu(s) argumento(s), para a que postula a transitividade como uma propriedade da construção. Nessa direção, examinamos a construção transitiva, a partir de usos efetivos da língua em textos de fala e de escrita, procurando identificar pressões de natureza discursivo-pragmática na perspectivização de eventos transitivos e o reflexo delas na expressão dos construtos que os codificam.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n1a15344
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)