Uma nota sobre medir e contar com palavras emprestadas do português no kadiwéu
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2017.v13n3a16386Resumo
Kadiwéu é uma língua de classifcadores numerais. Uma característica desta tipologia linguística é a de que nomes nus não são átomos e, para individualizar um nome, um classifcador numeral é necessário. E, assim, numerais ocorrem obrigatoriamente com classifcadores. Curiosamente, entretanto, numerais emprestados do português não contam com tal exigência. Este artigo discute a coexistência de duas gramáticas de contagem na mesma língua.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2017.v13n3a16386
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)